Data: 07/12/2017
Um dia após a Greve Geral desta semana, em que milhares de trabalhadores e integrantes de movimentos sociais e populares saíram às ruas para gritar contra a Reforma da Previdência (PEC 287/2016), o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) encaminhou às seções sindicais o vídeo “A Previdência Social que queremos”, promovido pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social.
A produção, disponível também na seção de vídeos na página da ADUA, é mais um instrumento utilizado pelo Sindicato Nacional, com apoio das seções sindicais, para difundir uma ideia contrária à que o governo tem usado, por meio de argumentos falaciosos, para convencer a população de que a previdência é deficitária e, portanto, precisa ser reformada.
Em 3 minutos e 35 segundos, o vídeo deixa claro que o suposto “rombo” na Previdência é uma mentira criada pelo governo para fazer valer uma reforma que retira direitos e também recursos públicos dessa pasta para repassar aos investidores internacionais. A produção utiliza dados da CPI da Previdência, que revelou a verdade: não existe déficit, mas uma tentativa de acabar com a aposentadoria no país.
Para melhorar as contas dessa pasta, a propósito, o governo deveria atacar, de acordo com a produção, os problemas que retiram recursos da previdência social, a exemplo do desvio de recursos para outros setores, das fraudes no pagamento de benefícios, da sonegação de impostos e das renúncias concedidas a grandes empresas, que devem mais de R$ 450 bi ao INSS.
Para combater o discurso do governo e dar ampla divulgação do vídeo, o Sindicato Nacional solicita empenho das seções sindicais no compartilhamento desse conteúdo, para que chegue a mais pessoas sem acesso à informação de qualidade.
Fonte: ADUA |