Data: 03/11/2017
O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) deve fazer denúncia à Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre os ataques aos direitos dos docentes que estão sem salário, sem promoções e progressões, sobretudo nas Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) e Municipais de Ensino Superior (IMES). A indicação é do setor das IEES/IMES do Sindicato e é um das propostas aprovadas pelo segmento em reunião realizada no fim de outubro, conforme relatório divulgado pelo ANDES-SN na quarta (1º).
A situação de precariedade pela qual passam os trabalhadores das estaduais e municipais subsidiará um dossiê sobre as IEES/IMES, que será elaborado pelo setor. Além de resultado apresentado em texto, o segmento prepara ainda um vídeo sobre esse diagnóstico, com linguagem mais acessível para a comunidade externa às universidades públicas. Além disso, o segmento prepara um manifesto e uma pauta unificada para divulgar entre os parlamentares, na tentativa de buscar apoio à causa.
Durante a reunião realizada na sede da CSP-Conlutas, no Rio de Janeiro, o setor das IEES/IMES apontou ainda a necessidade de formação de uma comissão para estruturar um estudo sobre o financiamento das instituições estaduais e municipais de ensino superior, na tentativa de identificar os “mistérios” e distorções que rondam a recorrente falta de recursos para pagamento da folha, custeio e investimento nessas instituições.
A pauta da reunião incluiu ainda os informes locais e nacionais, a avaliação do ato e lançamento da Frente Nacional das IES públicas, ocorridos no Rio de Janeiro, além da formulação de propostas ao caderno de textos do 37º Congresso do ANDES-SN, previsto para ocorrer no fim de janeiro de 2018.
Fonte: ADUA |