Data: 03/11/2017
O Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) prepara diagnóstico para subsidiar dois grandes eventos em 2018: o 37º Congresso do Sindicato Nacional, programado para o fim de janeiro, e o 3º Encontro Nacional de Educação (ENE), previsto para ocorrer no segundo semestre do próximo ano. As informações constam em relatório da reunião do GTPE, realizado nos dias 28 e 29 de outubro, em Brasília (DF).
Para o 3º ENE, o GTPE organiza a composição de comissões responsáveis pelo diagnóstico da educação, que serão divididas por níveis e modalidades de ensino, incluindo a educação profissional, educação no campo e educação especial. A expectativa é que, no levantamento de dados, as comissões consigam reunir informações também a quantidade de escolas, número de professores, salários, carreira e número de terceirizados.
A perspectiva do ANDES-SN é somar forças com Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinafese) e Federação de Sindicatos dos Trabalhadores em Universidades Brasileiras (Fasubra) nesse levantamento. As seções sindicais que possuem GTPE também podem fazer até o dia 30 deste mês indicações para composição das comissões.
Preparação para o 37º Congresso
Já em relação ao principal evento do Sindicato Nacional, o GTPE elabora texto para subsidiar o 37º Congresso do ANDES-SN e deve incluir, além dos assuntos relacionados à formação, medidas do governo que contrariam a autonomia docente, bem como projetos que atacam diretamente a educação pública e de qualidade, como o programa Escola Sem Partido, a cobrança de mensalidade em curso oferecido por universidade pública ou PL para demissão de servidores públicos por mau desempenho.
Fonte: ADUA |