
Docentes sindicalizados à ADUA representaram a Seção Sindical nos dias 18 e 19 de setembro, em Brasília (DF), nas reuniões dos GTs Carreira e Multicampia e Fronteira do ANDES-SN. Entre os temas debatidos estiveram a tramitação da MP 1.375/2026, que amplia o alcance de indenizações para municípios da Amazônia Legal e localidades estratégicas, a consolidação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e os desafios da carreira e da atuação docente em universidades multicampi e de fronteira.
GT Carreira
O GT Carreira contou com a participação do professor Tharcísio Santiago Cruz (IEAA). Durante a apresentação das seções sindicais, o docente questionou sobre a Medida Provisória (MP) 1.375/2026, que propõe a ampliação do alcance de indenizações para municípios da Amazônia Legal e localidades consideradas estratégicas.

Segundo o docente, foi informado durante o encontro que a MP foi encaminhada ao Congresso Nacional para conclusão da relatoria e posterior apreciação do Senado Federal. A data limite para a aprovação da matéria é 30 de outubro. Caso não seja votada até essa data, a medida perderá sua validade. “O ANDES-SN propõe, assim, o estreitamento do diálogo com parlamentares em suas bases pelo país, com o objetivo de pressionar o posicionamento e o voto desses agentes políticos”, explicou o professor em seu relato.
Durante a atividade, também foi exibido um vídeo em comemoração aos 45 anos de fundação do ANDES-SN, destacando a trajetória do Sindicato Nacional e sua relevância na defesa da educação pública de qualidade e democrática no Brasil.
Outro ponto debatido foi a ampliação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para docentes da ativa e aposentados(as). Como encaminhamento, definiu-se a realização de um seminário unificado entre o ANDES-SN e o SINASEFE para debater a carreira única entre docentes e Técnico-Administrativos(as) em Educação (TAEs).

Também presente no GT Carreira, o 1º vice-presidente da ADUA, professor Raimundo Nonato da Silva, destacou que o encontro proporcionou direcionamentos para debate sobre elaboração de estratégias de consolidação do RSC na carreira do Magistério Superior. “Dentre os pontos debatidos e encaminhados, está a proposta de protocolo de Desenvolvimento na Carreira Docente. O documento elenca uma série de medidas construídas ao longo de anos sobre o processo de avaliação da carreira docente. Não se trata de uma proposta fechada, mas de um texto aberto a contribuições que considerem as especificidades do trabalho docente na rede pública de ensino superior”, ressaltou Raimundo Nonato.
GT Multicampia e Fronteira
O professor Charles Falcão (ISB) representou a Seção Sindical no GT de Multicampia e Fronteira e avaliou a experiência como fundamental para o fortalecimento do grupo e para a ampliação das reflexões no âmbito do ANDES-SN.
.jpeg)
“A troca de experiências com docentes de diversas universidades que vivem a realidade da multicampia e da fronteira pelo país representou um ganho enorme. Isso nos permite aprofundar a prática sindical no enfrentamento dos desafios trazidos pela expansão universitária, especialmente em localidades cujas especificidades imprimem maiores problemas para a fixação de profissionais e, em consequência, para a própria permanência das ações das universidades”, afirmou.
O docente destacou que retorna à base motivado a “a seguir no exercício de compreensão dos processos envolvidos na criação e permanência de universidades que atuam nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão em realidade de multicampia e fronteira”.
Os relatórios completos das reuniões serão disponibilizados para a base sindical assim que forem divulgados pela secretaria do ANDES-SN.
Fonte: ADUA
Fotos: Divulgação
|