Estreitar relações e trocar experiências da luta e da resistência contra os ataques dos patrões e governos no continente americano. Esse é o objetivo do 1° Encontro da Classe Trabalhadora das Américas, que será realizado nos dias 16 e 17 de outubro, em São Paulo (SP). O evento é organizado pela Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas, da qual faz parte a Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), e contará com a participação de representantes de mais de 10 países americanos e de sindicalistas da África do Sul, do Norte da África e do Oriente Médio.
“O Encontro Internacional cumpre dois papéis importantes: o de organizar a luta internacional em nosso continente contra os planos neoliberais e a política imperialista de Donald Trump e também o de desenvolver e construir o sindicalismo independente e combativo com a Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas”, destacou o membro do Setorial Internacional da CSP-Conlutas, Herbert Claros. O Encontro deve, portanto, romper qualquer barreira territorial e fortalecer, ainda mais, o internacionalismo nas lutas locais no continente americano.
De acordo com a CSP-Conlutas, diante dos ataques neoliberais aplicados contra os povos das Américas, a participação de lutadores de outros países e de militantes brasileiros neste encontro é fundamental para construir a luta internacional e fortalecer as mobilizações em defesa dos direitos. Os últimos eventos ocorridos nos Estados Unidos, principalmente o conflito em Charlottesville, que ocasionou a morte de uma manifestante antifascista e deixou dezenas de feridos, confirmam que é também parte crucial deste encontro a organização da luta política contra o governo reacionário de Trump.
Inscrição
A programação completa do 1° Encontro da Classe Trabalhadora das Américas será divulgada em breve. Para confirmar a participação ou tirar dúvidas sobre o evento, os interessados podem entrar em contato pelos e-mails: internacional@cspconlutas.org.br ou secretaria@cspconlutas.org.br. A inscrição pode ser feita diretamente também neste link. No Facebook, na página I Encuentro de la Clase Trabajadora de las Americas também é possível encontrar mais informações sobre o evento. Confira os vídeos em inglês e espanhol sobre o Encontro.
A Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas é uma organização composta por centenas de entidades sindicais espalhadas pelo mundo.
Serviço
1° Encontro da Classe Trabalhadora das Américas
Local: Hotel San Raphael
Endereço: Largo do Arouche, 150, Centro, São Paulo (SP).
Data: 16 e 17 de outubro
Fontes: ANDES e CSP-Conlutas |