Data: 30/08/2017
A diretoria do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) divulgou, nesta terça-feira (30), uma nota de repúdio ao ataque à autonomia universitária da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
O documento diz respeito à ação deferida pela Justiça Federal da Bahia, determinando, em caráter liminar, o cancelamento da entrega do título de Doutor Honoris Causa deliberado pelo Conselho Universitário da UFRB.
Confira a nota na íntegra:
NOTA DE REPÚDIO AO ATAQUE À AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA - UFRB
A diretoria do ANDES-SN manifesta seu veemente repúdio à ação deferida pela Justiça Federal da Bahia, determinando, em caráter liminar, o cancelamento da entrega do título de Doutor Honoris Causa deliberado pelo Conselho Universitário. Entendemos que ações como essa, de intervenção da justiça na rotina acadêmica das instituições de ensino, representa um ataque à autonomia universitária, ferindo o preceito constitucional.
Aproveitamos para nos solidarizar com a comunidade acadêmica na defesa da autonomia universitária da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB e de todas as instituições do país, pois defendemos a pluralidade de ideias e a autonomia das instituições de ensino, como forma de garantir a qualidade da educação pública brasileira fundada em preceitos democráticos e autônomos.
Fonte: ANDES |