Data: 23/08/2017
Além de uma Dia Nacional de Luta em defesa do serviço público e contra a Reforma da Previdência, marcado para o dia 14 de setembro, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) definiu, nesta terça (22), uma série de atividades para intensificar, no próximo mês, a mobilização dos trabalhadores contrários à agenda regressiva adotada pelo governo federal. O próximo encontro do Fonasefe será no dia 29 deste mês.
Até lá, os participantes que representam as diversas categorias pretendem dar encaminhamentos às tarefas definidas no encontro desta terça. Entre elas, elaborar uma cartilha sobre o Plano de Demissão Voluntária “PDV: Querem enganar Você”, cujas contribuições das entidades devem encaminhar contribuições para a versão final do texto até esta quinta (24).
O Fórum vai investir também em outras publicações como o Jornal do Fonasefe e uma campanha de divulgação em defesa dos serviços públicos, com enfoque no contraponto aos argumentos e estratégias utilizadas pelo governo para fazer passar projetos que retiram direitos.
Os trabalhadores têm ainda até o dia 5 de setembro para articular e fortalecer os Fóruns estaduais de servidores públicos. Na primeira semana de setembro, a proposta é também pressionar os parlamentares nos Estados para votarem contra a Reforma da Previdência.
Durante o encontro, as entidades presentes discutiram o encaminhamento da reunião ampliada acerca de um Dia Nacional de Lutas para o mês de setembro. A partir da construção do calendário de luta e paralisação dos metalúrgicos e algumas outras entidades que estão aprovando o dia 14 de setembro na agenda de lutas, encaminhou-se que essa data será um dia nacional de lutas, mobilização e paralisação em defesa dos serviços públicos, contra a Reforma da Previdência e pela revogação da Reforma Trabalhista.
Próximo encontro
A reunião do Fonasefe irá ocorrer às 16h, na sede da Federação de Sindicatos dos Trabalhadores em Universidades Brasileiras (Fasubra), em Brasília (DF). Também na próxima semana, os representantes das entidades darão informes sobre a organização das bases, avaliarão os materiais de divulgação e pretendem, ainda, analisar as propostas da Campanha Nacional, além de definir a data de reunião com os coletivos jurídicos e Ato no Supremo Tribunal Federal (STF).
A convocatória para a próxima reunião do Fonasefe foi divulgada, nesta quarta-feira (23), pelo ANDES-SN, por meio da Circular nº 276/2017. No mesmo documento, o Sindicato Nacional do qual a ADUA faz parte encaminhou o relatório da reunião realizada no dia 22 de agosto e o texto-base contendo as informações sobre o PDV.
Agenda
- Até 5 de setembro: articulação e fortalecimento dos Fóruns estaduais de servidores públicos;
- Primeira semana de setembro: pressão nos parlamentares nos Estados para votarem contra a reforma da previdência;
- 14 de setembro: Dia Nacional de Lutas, mobilização e Paralisação em defesa do serviço público, contra a reforma da previdência e pela revogação da reforma trabalhista.
Fonte: ADUA |