Data: 18/08/2017
Foi alterado o cálculo para chegar ao número de professores representantes de cada seção sindical no 3º Congresso da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), que irá ocorrer de 12 a 15 de outubro. A mudança foi definida durante o 62º Conselho do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Conad), realizado em julho deste ano. Conforme o estatuto da Central, a fórmula considera, agora, o número de professores da base.
O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) disponibilizou uma tabela indicando o número de delegados que cada seção sindical, em dia financeiramente com a central, terá direito. Para a elaboração da tabela, o ANDES considerou apenas os professores ativos. “Ressaltamos que não consideramos o número de aposentado (a)s, pois não temos acesso a essas informações. Caso alguma seção tenha como acessar o número de aposentado (a)s de sua universidade, podemos refazer o cálculo”, informa. O interesse em mais vagas de delegados deve ser informado à secretaria do ANDES, para realocação considerando o quantitativo que o Sindicato Nacional tem direito.
Escolha dos delegados
Pelo regimento do 3º Congresso da CSP-Conlutas, as seções devem se atentar, também, para os seguintes pontos: as assembleias para eleição dos delegados devem ocorrer até o dia 15 de setembro e devem ser informadas no site (cspconlutas.org.br/congresso) do 3º Congresso da CSP-Conlutas com cinco dias de antecedência. Além disso, a eleição de delegado nas assembleias deve respeitar o critério de cinco presentes para a eleição de cada delegado. Toda a delegação do ANDES-SN (delegados, observadores de diretoria e das seções sindicais) será convocada para uma reunião, que irá ocorrer no dia 11 de outubro, em São Paulo, em local a ser informado posteriormente.
O ANDES ressalta que “as seções sindicais que nunca fizeram repasses à CSP-Conlutas não têm dívidas a serem saldadas” e solicita que que essas seções sindicais passem a cumprir as deliberações do ANDES-SN repassando 5% dos 80% da arrecadação mensal, que ficará na seção sindical para a CSP-Conlutas. O Sindicato informou que, ao regularizarem a situação, as seções poderão eleger delegados para o 3º Congresso da Central, o que deve ser feito até o dia 18 de setembro.
Fonte: ADUA |