Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  26/06/2026


ADUA lança projeto piloto “Escuta e Acolhimento Docente” com palestra sobre saúde mental e trabalho



 

 

A ADUA lançou o projeto piloto “Escuta e Acolhimento Docente” no dia 25 de junho, com a palestra “Saúde Mental: Relação Trabalho e Adoecimento”, ministrada pela psicóloga Salete Lima, que será responsável pela condução das sessões de psicoterapia. O projeto prevê a oferta de serviço psicoterápico com finalidade social. A palestra ocorreu no auditório da Seção Sindical e foi transmitida pelo canal da Seção Sindical no YouTube: @canaladua, onde pode ser assistida ou reassistida.  

 

“Nossa intenção com o lançamento do projeto, por meio dessa live, é enfrentar esse problema que é tão grave na universidade, é fazer com que o docente, em situação de adoecimento e de extrema ansiedade em decorrência do trabalho, possa contar com um espaço de acolhimento e de escuta. O conhecimento da Salete em relação à realidade da universidade, em Manaus e no interior, e das especificidades da multicampia irão ajudar muito nesse processo”, afirma, na abertura, a presidente da ADUA, Ana Lúcia Gomes.

 

A mudança de perspectiva sobre a questão da saúde no ambiente de trabalho, com o passar dos anos, foi ressaltada por Salete Lima no início da palestra. “Antes não se falava sobre os riscos psicossociais, os transtornos mentais causados em decorrência do trabalho, e isso dificultava com que a pessoa procurasse ajuda. Somente era comum na cultura do mundo do trabalho, os riscos físicos relativos, por exemplo, a acidentes e ergonomia”, explica.

 

Durante a palestra, a psicóloga destaca que o começo da utilização da internet em todo o mundo e o avanço veloz da tecnologia potencializaram o adoecimento mental ao alterarem de forma drástica os tipos de relações pessoais, inclusive no trabalho. “Esse cenário acabou gerando incerteza, angústia e medo. As pessoas acabaram se tornando mais ansiosas. Hoje, por exemplo, pessoas que nasceram num mundo sem internet se relacionam com outras mais jovens, diferentes, e isso acarreta muitos conflitos”.

 

Nesta conjuntura, os casos de afastamentos do trabalho no Brasil explodiram. Somente no ano de 2025, foram registrados pouco mais de 546 mil afastamentos do ambiente laboral por adoecimento mental. O total representa um aumento de 15,66% em relação ao anterior, de acordo com dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Depressão e ansiedade estão no topo do ranking das motivações dos afastamentos.

 

 

“Esses dados mostram que o caso é gravíssimo, por isso o governo federal decidiu atualizar a Norma Reguladora 1 (NR-1), que obriga as organizações a realizar um diagnóstico dos riscos psicossociais e a criar um plano de atuação contínuo diante do que foi constatado. Se será preciso, por exemplo, um monitoramento por prevenção ou uma intervenção. O objetivo da NR-1 é a segurança psicológica do trabalhador”, comenta Salete.

 

Entre os fatores de risco considerados pela NR-1, a psicóloga destaca: os assédios de diferentes naturezas (moral, psicológico, sexual e eleitoral); a falta de suporte/apoio no trabalho; excesso de demandas e más relacionamentos no local de trabalho. “Esses são os conflitos mais comuns, que tenho conhecimento, aqui na Ufam, sejam entre dois servidores, entre aluno e professor, etc.”, explica Salete.

 

A live contou com a participação, principalmente, de docentes dos campi da Ufam localizados no interior do estado. Entre elas(es) esteve a professora Laura Miranda, do Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente (IEAA). Em sua participação, a docente questionou sobre como caracterizar o assédio moral e as formas de enfrentamento. “Em casos de assédio cometido pelo líder é possível perceber se ele age, por exemplo, sistematicamente de forma imperativa com determinado funcionário e com cobranças recorrentes em público, expondo esse funcionário à vulnerabilidade psicológica”, explica a psicóloga.

 

Vagas no projeto

 

Inicialmente foram oferecidas 10 vagas para docentes sindicalizados(as) do Instituto de Natureza e Cultura (INC), campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em Benjamin Constant. A projeção da ADUA é, em breve, ampliar a oferta às demais sindicalizadas e aos sindicalizados. “Selecionamos primeiramente os e as docentes do INC devido à constatação de um preocupante quadro de adoecimento em visita da Diretoria ao INC, em maio deste ano, e pela carência de atendimento especializado na rede de saúde de Benjamin Constant”, explicou a presidente da ADUA.

 

Os atendimentos de psicoterapia serão iniciados ainda em julho deste ano. “Com o lançamento do projeto e o agendamento das sessões, a previsão é que a psicóloga inicie aos atendimentos no dia 06”, explicou a presidente da entidade. Os(as) docentes sindicalizados(as) do INC interessados(as) têm até 03 de julho para realizar o agendamento com a Secretária da Seção Sindical exclusivamente pelo e-mail aduasindicato@gmail.com.

 

Inscrita no Conselho Regional de Psicologia da 20ª Região, sob o nº CRP 20/12933, a psicóloga Salete Lima da Silva é a responsável pelos atendimentos de psicoterapia do projeto piloto da ADUA. “As sessões serão na modalidade ‘terapia breve’, que prevê um tratamento focado em um conflito psíquico específico, que nestes casos têm relação com o ambiente de trabalho”, explicou a profissional.

 

Saiba mais sobre o projeto acessando aqui

 

Fonte: ADUA

 

Fotos: Sue Anne Cursino/Ascom ADUA

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL