Inicia amanhã o 2º Congresso da Conlutas e, sábado, o Congresso da Classe Trabalhadora (Conclat) que cotam com três representantes da Adua eleitos em assembleia geral: Antônio Pereira de Oliveira, Arnóbio Alves Bezerra e Francisco Jacob Paiva da Silva. Ambos os eventos são realizados em Santos (SP).
O Andes-SN e suas seções sindicais enviaram uma delegação de 135 pessoas aos congressos. São 86 delegados da diretoria do Andes-SN e de 32 Seções Sindicais, além de 26 suplentes, 21 observadores e duas jornalistas.
De acordo com informações dos organizadores, os dois mil participantes do Congresso da Conlutas pertencem a 389 entidades e foram escolhidos por meio da realização de 767 assembléias. O evento acontece nesta semana, nos dias 3 e 4/6.
O objetivo do evento é avaliar a experiência da primeira central sindical e popular do país, consolidada como importante instrumento no processo de reorganização dos movimentos sociais do país, e definir as condições em que a central participará do Conclat.
Já o Congresso da Classe Trabalhadora - Conclat conta com a inscrição de 499 entidades, representadas por três mil delegados eleitos em 962 assembléias. O evento ocorrerá nos dias 5 e 6/6.
Com a representatividade de cerca de 3 milhões de trabalhadores e trabalhadoras de norte a sul do país, os delegados eleitos decidirão a unificação de diversas entidades e organizações em uma nova organização sindical, popular e estudantil no Brasil que esteja à frente das lutas dos trabalhadores, estudantes e oprimidos.
Fonte: Andes-SN e Adua |