Data: 19/07/2017
Professores das universidades públicas brasileiras terão uma agenda intensa de atividades no período de 24 a 27 de agosto, em atenção às resoluções congressuais aprovadas nos espaços deliberativos do ANDES-SN. De 24 a 27 de agosto, a o foco da discussão é o combate à discriminação e ao preconceito arraigado, de modo geral, na formação, no pensamento e nas ações da população brasileira.
A programação, contra o racismo, machismo, LGBTfobia e o sexismo nos espaços do Sindicato Nacional e nas universidades, faz parte do Encontro Nacional Integrado do Grupo de Trabalho de Políticas de Classe, Questões Étnico-raciais, Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS), que ocorrerá em Pelotas/RS.
No dia 24 de agosto, a programação fica por conta do III Seminário Nacional de Mulheres do ANDES-SN, o qual abre com a Conferência “Gênero, Raça e Classe: uma discussão interseccional”, às 9h e segue durante toda a manhã. À tarde, é a vez da Mesa Redonda “Feminismo Negro e Feminismo Trans”. À noite, os participantes trocarão ideias em uma roda de conversa.
Já no dia 25, a Mesa Redonda “Políticas Públicas para a população LGBT e o combate à LGBTfobia nas Instituições de Ensino Superior” abre a programação do II Seminário Nacional de Diversidade Sexual, das 9h às 12. À tarde, a partir das 14h, uma Roda de Conversa está na lista de atividades do dia. A agenda encerra com atividade cultural.
Na manhã seguinte, no dia 26, a programação inclui mais uma mesa redonda, dessa vez com o tema “Por uma Universidade Pública e Plural: a luta por direitos para a população negra, indígena e quilombola”. O II Seminário sobre Reparação e Ações Afirmativas segue durante o dia com mais Roda de Conversa e programação cultural.
No quatro e último dia do Encontro Nacional Integrado do GTPCEGDS, dia 27, haverá uma reunião conjunta entre integrantes desse Grupo de Trabalho com de outros dois, o de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA) e Ciência e Tecnologia (GTC&T). O encontro terá como tema “As relações entre a demarcação de terras indígenas, a exploração dos recursos naturais no Brasil e a dívida ecológica: um debate necessário”. A reunião conjunta visa discutir estratégias de as lutas contra o genocídio indígena, do povo negro e a dívida ecológica.
As inscrições para participação no evento deverão serão feitas via secretaria do ANDES-SN até o dia 14 de agosto, conforme a Circular nº 219/2017, expedida pelo Sindicato Nacional.
Fonte: ADUA |