.jpeg)
No dia 30 de abril, das 8h às 17h, estudantes da turma do Baixo Amazonas do curso de Formação de Professores Indígenas (FPI), da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), realizarão uma programação dedicada à celebração das culturas indígenas. Arte, grafismo, danças, cantos rituais e comidas tradicionais vão ocupar diferentes espaços do campus. As atividades acontecerão no IFCHS (Setor Norte) e na ADUA (Setor Sul).
Está programada exibição do filme “A Febre”, às 14h no auditório Professor Osvaldo Coelho, na sede da ADUA, seguida de debate com participação de estudantes e docentes, em mais uma edição do projeto Cinema em Debate. Os e as participantes receberão certificado de horas complementares.
Após a sessão, o debate sobre os temas abordados no filme será conduzido com a participação de Regiane de Freitas Nunes (Faced/Ufam), Jonas de Freitas Nunes (Faced/Ufam), Lucas Antunes Furtado (Faced/Ufam) e Raimundo Nonato da Silva (IFCHS/Ufam e 1º vice-presidente da ADUA).
Regiane de Freitas Nunes, do povo Kokama, professora indígena e Coordenadora de Articulação do Município de Anamã no Centro Acadêmico de Formação de Professores Indígenas (CAFPI), graduanda em Licenciatura Indígena pela Faced/Ufam; Jonas de Freitas Nunes, do povo Tikuna, é professor indígena, vice-presidente do CAFPI e estudante do curso de Licenciatura Indígena na UFAM.
Lucas Furtado é docente da Faculdade de Educação da UFAM, militante das causas indígenas no Amazonas e doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua em diversos grupos de pesquisa voltados à educação do campo, das águas e das florestas, além de estudos decoloniais.
Raimundo Nonato da Silva é doutor em Ciência Política pela UFRGS/UFRR-NECAR e possui experiência nas áreas de antropologia, sociologia e ciência política, com foco em temas como educação indígena, movimento indígena, territorialidades sociais e cultura política.
O filme retrata aspectos da vida de indígenas em Manaus, propondo reflexões sobre identidade, pertencimento e deslocamento. Confira a seguir a sinopse do filme, conforme publicação no site Adoro Cinema:
A Febre acompanha Justino (Regis Myrupu), um indígena de Manaus, Amazonas que há 20 anos vive na cidade grande, trabalhando agora como segurança no porto local. Sua filha Vanessa (Rosa Peixoto) trabalha em um posto de saúde e acaba de passar para a faculdade de Medicina, na Universidade de Brasília. Insegura entre seguir seu sonho e deixar seu pai, ela precisa ainda lidar com uma estranha febre que subitamente aparece. Paralelamente, uma série de estranhos ataques a animais ganha destaque na TV local.
FPI
Segundo informações do site da Faced, o curso de Formação de Professores Indígenas tem como objetivo formar, em nível superior, professores indígenas para atuarem nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Natureza e Linguagens, com uma abordagem intercultural crítica, interdisciplinar e voltada ao fortalecimento cultural e linguístico dos povos indígenas.
Os povos que integram a turma do Baixo Amazonas são: Apurinã, Baniwa, Baré, Kambeba, Kaxinawá, Kokama, Miranha, Mura, Sateré-Mawé, Tariano, Tikuna e Tukano.
|