Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  06/01/2026


Ato “Paz e Democracia na América Latina” será realizado na quinta (8) em Manaus



 

 

O ato “Paz e Democracia na América Latina” será realizado nesta quinta-feira (08), às 17h, na Praça da Polícia, na Avenida Sete de Setembro, no Centro de Manaus. A manifestação ocorre após operação militar conduzida pelos Estados Unidos na Venezuela, na madrugada do último sábado (03), que culminou com o sequestro do presidente, Nicolás Maduro, e da primeira-dama, Cilia Flores, e 80 mortes, conforme o New York Times. ADUA e ANDES-SN participarão da atividade.  

 

“A rua é um indispensável espaço de resistência popular. Mais uma vez, a tomamos para expressar nossa indignação contra o imperialismo, reafirmando a democracia soberana como o melhor caminho de convivência e defendendo com veemência a independência absoluta das nações. Toda nossa solidariedade ao povo venezuelano, vítima de uma crise política e agora sob brutal ataque norte-americano. Soberania, assim como democracia, não se negocia. A ADUA estará no ato no dia 8 e chama todas e todos a somar forças na manifestação”, afirmou a presidente da Seção Sindical, professora Ana Lúcia Gomes.

 

Além da ADUA, a manifestação conta com o apoio da UNE, Sindpetro/AM, Sintesam, Ubes, Sinasefe, Uesa, Sinteam, Asprom Sindical, APG-Ufam e UEE/AM. “Convocamos o povo amazonense para o ato em defesa da paz, da soberania dos povos da América Latina, por direito de decidir seu próprio destino e em defesa da democracia. Convocamos uma mobilização total dos trabalhadores, estudantes e sociedade civil como um todo em solidariedade ao povo venezuelano e em defesa da democracia brasileira contra os atos golpistas do 8 de janeiro”, afirmou a presidente da UEE/AM, Thaly Duarte.  

 

Ainda no sábado, o ANDES-SN se manifestou nas redes sociais contra a ação que viola a soberania venezuelana e princípios básicos do direito internacional. “A ofensiva militar estadunidense, com o objetivo de se apoderar das reservas de petróleo venezuelanas, representa um verdadeiro ato de guerra. Somado ao sequestro do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Adela Flores, noticiado pela própria Casa Branca, o evento exige a mais contundente reação internacional”, afirmou a entidade.

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou no domingo (04) que o país está “no comando” da Venezuela. Foram registradas diversas críticas internacionais à operação, que é vista por muitos governos como uma intervenção direta em um país soberano da América Latina. Esses setores apontam que a ofensiva configura violação do direito internacional e das normas dos próprios Estados Unidos, uma vez que não houve aprovação prévia do Congresso para a incursão militar, nem mandado judicial autorizando a captura do presidente venezuelano em território estrangeiro.

 

Na segunda-feira (05), o ANDES-SN voltou a se manifestar ao emitir uma nota de repúdio ao ataque de Donal Trump contra a Venezuela e de solidariedade ao povo venezuelano. “A brutal agressão imperialista, além de representar um ataque à soberania e ao território venezuelano, constitui uma violação ao direito internacional. Esse ato de guerra se insere em mais uma ação unilateral criminosa do imperialismo estadunidense, marcado por inúmeras intervenções diretas e indiretas na América Latina, durante os séculos XIX, XX e XXI”. Leia a nota na íntegra aqui.

 

Para o presidente do ANDES-SN, Cláudio Mendonça, o sindicato se soma às diversas entidades, movimentos sociais e sindicatos que, nos âmbitos nacional e internacional, denunciam a agressão imperialista estadunidense. “Por meio do governo de extrema-direita trumpista, os Estados Unidos tentam se apossar das riquezas naturais da Venezuela e, ao mesmo tempo, reconfigurar a América Latina para atender aos interesses das grandes corporações capitalistas norte-americanas”, denunciou.

 

Cláudio afirmou ainda que ser necessária a mais ampla unidade internacional para enfrentar “a máquina de guerra e morte que, por meio de bombas e invasões, barbariza vidas na Palestina, na Síria, na Nigéria, Somália, no Irã, no Iraque, no Iêmen e, agora, na Venezuela. As ações configuram um nítido processo de tentativa de apropriação das riquezas amazônicas. Hoje é a Venezuela, amanhã pode ser a Colômbia e o Brasil”, alertou.

 

Em resposta ao ataque, foram realizadas, no último dia 5, manifestações contra a invasão dos EUA estão programadas em Manaus, por outras entidades, e em outras capitais brasileiras como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS).

 

Fontes: com informações do ANDES-SN e do UEE/AM



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL