Data: 17/04/2017
O que muda na vida de milhões de brasileiros caso seja aprovado o polêmico projeto do governo para os trabalhadores e trabalhadoras do país com a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287, conhecida como a PEC da Reforma da Previdência? As novas regras valem para todos? Quantos conseguirão usufruir o benefício? Qual o impacto dessa medida? Há outra alternativa? Essa e outras questões serão discutidas no ciclo de palestras “A Reforma da Previdência: O Fim da Aposentadoria”, de 24 a 27 de abril, em Manaus. O evento é gratuito.
A iniciativa é de entidades sindicais preocupadas com o futuro dos trabalhadores e trabalhadoras, que precisarão contribuir por quase 50 anos para ter acesso benefício integral da previdência, se for aprovado pelo Congresso Nacional o texto original da Reforma da Previdência, proposta pelo governo de Michel Temer. As entidades consideram a PEC mais um item da “agenda regressiva” do atual governo e, por isso, intensificam a luta contra a retirada de direitos, com uma agenda que reunirá vários especialistas no assunto.
A abertura da programação será dia 24 deste mês, às 16h, com palestra sobre o aprofundamento dos novos mecanismos de cálculo da aposentadoria. O tema será facilitado pelo professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Carlos David Lobão. Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande, o docente participou recentemente do debate “A Reforma da Previdência e o impacto para as mulheres trabalhadoras”. A atividade será realizada no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), unidade Centro.
No dia 25, às 16h, o ciclo de palestras segue com a participação da professora Rivania Lúcia Moura de Assis, docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rivania desenvolve pesquisas na área de Política Social, com ênfase na Previdência Social, Financeirização e Crédito. Essa atividade educativa será realizada no auditório da Faculdade de Estudos Sociais (FES), no setor Norte do Campus Universitário da Ufam.
Já no dia 27, o ciclo de palestras será facilitado pelos membros da assessoria jurídica da ADUA: Maria Auxiliadora Bicharra Santana, Wagner Lima da Costa e Fernanda Kelen Sousa da Silva. A palestra será às 16h, no Auditório Samaúma, na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), no setor Sul do Campus.
Inscrição
O evento é voltado para professores, técnico-administrativos e estudantes da Ufam e do Ifam, além de servidores púbicos e trabalhadores em geral. Para participar, os interessados devem realizar inscrição na página de eventos da Ufam. As inscrições encerram no dia 24. O participante receberá certificação mediante frequência nas atividades.
O ciclo de palestras é uma iniciativa da Associação dos Docentes da Ufam (ADUA), ANDES-SN, Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe Manaus), Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho – 11ª Região (Sitraam) e Sindicato dos Técnicos do Fisco do Estado do Amazonas (Sintafisco).
CURRÍCULO DEBATEDORES – REFORMA DA PREVIDÊNCIA
(24, 25 e 27 de Abril)
Debate dia 24 de abril
Debatedor: Carlos David Lobão
Graduado em licenciatura matemática e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (2009). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), lotado no campus de Campina Grande. É membro do Conselho Superior do IFPB (CONSUPER), como representante eleito dos docentes. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra. Militante da CSP-Conlutas, David Lobão esteve em Santa Maria no dia 7 de março deste ano, para participar do debate "A Reforma da Previdência e o impacto para as mulheres trabalhadoras". Durante a exposição, ele explicou de forma aprofundada os novos mecanismos de cálculo da aposentadoria e como a contrarreforma da previdência será um dos maiores ataques já sofridos pela classe trabalhadora na história do país.
Debate dia 25 de abril
Debatedora: Rivânia Lúcia Moura de Assis
Graduada em Serviço Social, mestre em Serviço Social e professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Conta com estudos e pesquisas na área de Política Social, com Ênfase na Previdência Social, Financeirização e Crédito. Participou em novembro de 2016 de uma Mesa de Debate sobre Previdência no Comitê Sindical de Sinop/MT.
Debate dia 27 de abril
Debatedores: Auxiliadora Gomes Bicharra, Wagner Lima da Costa e Fernanda Kelen Sousa da Silva (Wagner Advogados Associados)
Fonte: ADUA |