Data: 12/04/2017
A Coordenação Executiva do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam) realiza, nesta quarta-feira (12), a primeira assembleia geral da nova diretoria. Entre as deliberações, a categoria vai decidir sobre a adesão à Greve Geral do dia 28 de abril, organizada pelos trabalhadores e trabalhadoras em todo o país. Na assembleia também haverá a apresentação da nova diretoria do Sindicato.
A instância deliberativa dos técnico-administrativos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) será realizada no auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias, no Campus Universitário, às 9h. Já para os servidores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Assembleia será na Escola Superior de Tecnologia (EST), sala A-6, às 13h.
A Greve Geral do dia 28 de abril foi deliberada pela Fasubra Sindical em conjunto como Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE), acatando posicionamento das centrais brasileiras frente aos ataques do governo (as reformas) que tiram direitos dos trabalhadores. O dia de paralisação será um protesto contra os Projetos de Emendas Constitucionais de terceirização do trabalho (aprovado pelo Plenário da Câmara) e reformas da Previdência e do ensino médio.
A proposta é que os trabalhadores paralisem as atividades como alerta ao governo de que a sociedade não aceitará as propostas de reforma da Previdência, trabalhistas e o projeto de Terceirização, aprovado pela Câmara, que o governo Temer quer impor ao país.
As categorias entendem as reformas como um desmonte da Previdência Pública e da retirada dos direitos trabalhistas garantidos pela CLT. Por isso, as centrais estão convocando os trabalhadores a demonstrarem o descontentamento com a reformas desumanas propostas pelo governo federal.
Fonte: Sintesam |