Neste domingo, 7 de dezembro, mulheres de todo o país irão às ruas em um grande levante nacional contra o feminicídio. Em Manaus, a mobilização será na Praça do Congresso, às 17h. Em Parintins, a concentração acontece às 16h30, na Praça da Catedral.
A ADUA integra a Mobilização Nacional Mulheres Vivas e convoca todas as docentes da UFAM para participarem dos atos em Manaus e em Parintins. A Seção Sindical reafirma seu compromisso de lutar contra a desigualdade, o machismo e qualquer forma de violência, dentro e fora das instituições de ensino.
Em Manaus, a programação cultural contará com apresentações de Samba com as Moças, DJ Rafa Militão, Letixa, Grupo Kuiá, Rapper Cida Aripória, Márcia Siqueira, Cláudia Trindade, Luciene Castro e Grupo Baque Mulher.
Nas últimas semanas, uma sequência de casos de violência contra as mulheres chocou o Brasil. E não são casos isolados. Diariamente as mulheres sofrem diferentes tipos de violência. O monitoramento do Laboratório de Estudos de Feminicídios aponta que, somente em outubro, foram registrados 552 casos de feminicídio.
Segundo a pesquisa Na Linha de Frente, das organizações Terra de Direitos e Justiça Global, uma mulher foi vítima de violência a cada cinco dias, em 2023 e 2024, por defender direitos. São lideranças comunitárias, indígenas, quilombolas, trabalhadoras rurais, mulheres negras e travestis, que se tornam alvos de violência como tentativa de silenciamento.
Em 2025, 3,7 milhões de brasileiras sofreram violência doméstica ou familiar, aponta a Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, do Instituto de Pesquisa DataSenado. O levantamento revelou que a maioria das agressões ocorreu na presença de outras pessoas. Do total, 71% das mulheres afirmaram que havia crianças presentes durante a agressão, sendo uma parcela significativa os(as) filhos(as) das vítimas.
É preciso defender todas! Vamos às ruas combater o patriarcado e lutar pelo fim da violência contra as mulheres!

Leia também:
Diretoria do ANDES-SN publica nota de repúdio aos feminicídios no Cefet-RJ
|