Data: 30/03/2017
A diretoria da ADUA definiu o cronograma de visitas aos associados lotados nas unidades fora da sede, nos cinco municípios onde a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) possui unidade acadêmica. O calendário de visitação se estende a abril a agosto e o Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), em Coari – a 363 km de Manaus –, é o primeiro campus a receber a delegação da seção sindical, nos dias 25, 26 e 27 de abril.
O objetivo do encontro da diretoria com os docentes daquela unidade acadêmica é aproximar a categoria de sua base sindical. “Além de manter maior proximidade com os sindicalizados, a proposta é apresentar a entidade e mostrar qual é o nosso papel frente às demandas da categoria, na luta por melhores condições de trabalho e na defesa dos direitos dos professores”, explicou o presidente em exercício, professor Aldair Andrade. “É uma visita de reconhecimento e de aprendizado”, emendou.
O dirigente lembra que, com a interiorização da Ufam em 2006, a seção sindical também passou a ter um “contingente significativo de docentes filiados à ADUA” e isso requer maior presença da gestão do sindicato nas unidades fora da sede. “É uma necessidade permanente”, reforçou Aldair. De acordo com dados da Secretaria da entidade, são mais de cem sindicalizados nos cinco municípios onde a universidade possui unidade acadêmica.
Histórico
Esta série de visitas dá continuidade a um processo de aproximação entre a entidade e sindicalizados, intensificado a partir de 2013, na gestão do professor José Belizário. A série programada para este ano tem a missão de estreitar relações entre a base da categoria, na luta em defesa da universidade e do trabalhador. Ao longo dos encontros, a “comitiva” da ADUA poderá conhecer melhor a realidade em que vivem e atuam os professores da Ufam.
Fonte: ADUA |