Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  26/11/2025


Bolsonaro começa a cumprir pena por trama golpista e está inelegível até 2060



Bolsonaro na saída da audiência de custódia que manteve sua prisão preventiva. Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

 

Nesta terça-feira (25), o ex-presidente Jair Bolsonaro inicia o cumprimento da pena de 27 anos e três meses de prisão. Ele foi condenado por participação na tentativa de abolição do Estado democrático de direito, organização criminosa armada, dano qualificado pela violência, grave ameaça contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. Agora, Bolsonaro não pode disputar eleição até 2060.

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou que não cabem mais recursos no processo. Bolsonaro já estava preso preventivamente na Superintendência da Polícia Federal desde o sábado (22), quando tentou atrapalhar as investigações e violar a tornozeleira eletrônica que utilizava enquanto cumpria prisão domiciliar desde 4 de agosto.

 

Tornozeleira danificada. Foto: Seap/Divulgação

 

Pela primeira vez na história do Brasil, militares de alta patente foram presos após condenação por tentativa de golpe de Estado. Foram emitidos ainda os pedidos de prisão de outros seis condenados por participação na trama golpista: Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que está nos Estados Unidos; Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça; Augusto Heleno, general da reserva e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), preso em Brasília; Paulo Sérgio Nogueira, general da reserva e ex-ministro da Defesa, também preso em Brasília; Walter Braga Netto, general da reserva e ex-ministro da Casa Civil, que está preso no Rio de Janeiro.

 

A presidente da ADUA, professora Ana Lúcia Gomes, comenta que hoje é um dia memorável, principalmente para a população do Amazonas, que muito sofreu durante o governo Bolsonaro, período em que houve muitas perdas de vidas durante a pandemia da Covid-19. “O nosso ANDES-Sindicato Nacional e a ADUA sentem-se com as esperanças renovadas de que a justiça pode até demorar, mas existe , inclusive contra um ex-presidente e outros militares. Temos também que destacar o fato de os militares estarem sendo julgados e agora cumprindo suas penas, algo que não vimos durante a ditadura, período tão difícil da história do Brasil. Acredito que cada brasileiro e cada brasileira que reconhece o valor do sistema democrático hoje se sente feliz com essa prisão. E, claro, nunca é motivo de alegria ver alguém perder sua liberdade, acredito que a liberdade é o bem mais importante de uma pessoa. Mas nós, como brasileiros, devemos valorizar este dia. Nada é mais importante do que a democracia e devemos celebrar este momento, que deve ser lembrado e transmitido às futuras gerações”. 

 

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

 

Fontes: com informações de ANDES-SN, Brasil de Fato, G1 e Agência Brasil 

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL