Data: 24/03/2017
Nos dias 31 de março e 1° de abril, próxima sexta e sábado, a Regional Rio Grande do Sul do ANDES-SN realizará o seu XVI encontro, na cidade de Pelotas (RS). O tema desta edição é "Trabalho e Previdência: Nenhum Direito a Menos".
A abertura da atividade acontece na sexta-feira (31), às 14h, no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). Em seguida, a docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Sara Granemann, que estuda há 20 anos a Previdência Social, fará uma palestra com o tema "Crise e Previdência: Por que a conta recai sobre os trabalhadores?". Às 18h, será realizada uma apresentação cultural e a confraternização dos docentes.
No dia seguinte, às 9h, será feito o lançamento da cartilha do ANDES-SN “Em defesa dos direitos das mulheres, dos indígenas, das/os negras/os, e das/os LGBT", na sede da Associação dos Docentes da Ufpel (Adufpel- Seção Sindical do ANDES-SN). O material repercute questões relacionadas à luta contra o preconceito de gênero, sexualidade e étnico-raciais. Depois, será realizada a mesa "Assédio e Trabalho", com a docente da Ufpel, Rejane Jardim, e Fabiane Batista, da assessoria Jurídica da Regional RS. De tarde, às 14h, os docentes se reúnem para dar os informes das seções sindicais da Regional Sul e debater estratégias de mobilização para a agenda posta no momento: a luta contra as reformas da Previdência e Trabalhista.
“Convocamos os docentes, que compõem a base da Regional RS do ANDES-SN, a comparecer ao encontro e construir uma mobilização, cada vez maior, contra a reforma da Previdência, que é tão perversa aos trabalhadores e trabalhadoras. E, também, para intensificar o debate a respeito das práticas machistas que foram denunciadas pelas nossas companheiras no 36° Congresso do ANDES-SN. Precisamos que a base aprofunde essa discussão contra as opressões de gênero dentro do nosso Sindicato para nos engajar nesta luta”, disse Caiuá Cardoso Al-Alam, 1° secretário da Regional Rio Grande do Sul do ANDES-SN.
Fonte: ANDES-SN |