.jpg)
Foto: Naine Carvalho/ Rede Amazanica
A Diretoria do ANDES-SN emitiu nota de apoio à greve das(os) trabalhadoras(es) da educação da Prefeitura de Manaus. A categoria deflagrou a paralisação no dia 13 de novembro de 2025, em protesto contra o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 08/2025, o “PL da Morte”, que altera as regras da Previdência e do direito à aposentadoria das servidoras e dos servidores, ampliando o tempo de contribuição e de serviço e reduzindo benefícios. O PL foi aprovado pela Câmara Municipal de Manaus e sancionado na quarta-feira (19) pelo prefeito David Almeida (Avante).
Após oito dias de mobilização, de acordo com a Asprom Sindical, a categoria definiu, em assembleia geral realizada na manhã desta sexta-feira, 21 de novembro, que permanecerá em “estado de greve”, com mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
A ADUA também emitiu nota classista de solidariedade à greve da categoria docente, afirmando que “a luta das trabalhadoras e dos trabalhadores da educação pública de Manaus é também a luta de todas as servidoras e de todos os servidores do Serviço Público brasileiro”.
Leia a seguir a nota do ANDES-SN na íntegra ou acesse a versão em PDF aqui.
NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN DE APOIO À GREVE DAS(OS) TRABALHADORAS(ES) DA EDUCAÇÃO DA PREFEITURA DE MANAUS (AM)
O ANDES-SN manifesta sua solidariedade ao Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom Sindical) da Rede Municipal de Ensino de Manaus, que em 13 de novembro deflagrou greve por tempo indeterminado contra o “PL da Morte” (PLC n. 8/2025) do prefeito David Almeida que, aprovado pela sua base de apoio em primeiro turno na Câmara Municipal de Manaus, altera as regras de aposentadoria e corta direitos das(os) trabalhadoras e trabalhadores públicas(os) da prefeitura de Manaus (AM).
A luta legítima das companheiras e dos companheiros é a expressão mais precisa da resistência necessária perante um ataque brutal e injustificado às suas aposentadorias e pensões. Aquelas e aqueles que trabalham na educação pública municipal precisam da nossa solidariedade e do apoio irrestrito de toda a sociedade.
#NãoaoPLdaMorte!
#Educaçãonãoémercadoria!
#Lutarnãoécrime!
Brasília, 18 de novembro de 2025.
Diretoria do ANDES - Sindicato Nacional
|