Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  12/11/2025


ADUA participa do II Encontro Conjunto das Regionais Norte 1 e Norte 2 do ANDES-SN



 

A ADUA participou, nesta terça-feira (11), do II Encontro Conjunto das Regionais Norte 1 e Norte 2 do ANDES-SN, realizado no auditório do pavilhão da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), em Belém (PA). A atividade teve como tema “Cúpula dos Povos: outra sociabilidade é possível!” e reuniu representantes de doze seções sindicais das duas regionais, além da Diretoria Nacional do ANDES-SN.

 

A Seção Sindical foi representada pela presidente professora Ana Lúcia Gomes, pela professora Maria Eliane Vasconcelos (ICSEZ) e pelo 1º vice-presidente, professor Raimundo Nonato da Silva (IFCHS). Também participaram os docentes Marcelo Vallina e Tomzé Costa, integrantes da Regional Norte 1.

 

 

A programação contou com mesas de debate e apresentações culturais, como o show Latino Amazônico, da professora Deia Palheta (UFRA). O encontro foi estruturado em três eixos principais: I. Ampliação dos princípios políticos do ecossocialismo como estratégia frente à crise ambiental; II. Enfrentamento ao machismo e fortalecimento da participação das mulheres no movimento sindical e III. Debate sobre os múltiplos territórios e campos de luta na Amazônia.

 

Na mesa “Perspectivas ecossocialistas para um mundo em múltiplas crises”, o entendimento foi de que as crises ecológicas, sociais e econômicas estão interligadas e decorrem do modelo econômico capitalista, que exige crescimento ilimitado, consumismo e exploração irracional dos recursos naturais e da força de trabalho.

 

“As falas foram no sentido de uma perspectiva ecossocialista que rejeite soluções superficiais e que se oponha radicalmente contra projetos destrutivos, como a exploração predatória da Amazônia, defendendo uma nova civilização baseada em estilos de vida menos consumista, com mais solidariedade, igualdade e respeito à natureza e proteção da biosfera”, disse Ana Lúcia Gomes.

 

 

Na mesa “A Luta das Mulheres Amazônidas no Movimento Sindical”, as participantes denunciaram o machismo, o patriarcado e a desigualdade ainda presentes na sociedade e nas estruturas sindicais. Foi ressaltada a necessidade de promover a paridade de gênero e garantir ambientes seguros e acolhedores às mulheres nos espaços de militância. “Foi ressaltado que mesmo diante deste cenário elas se organizam em coletivos, movimentos sociais e sindicais em defesa de seus direitos, território, trabalho e dignidade, enfrentando não só a opressão de gênero, mas também as especificidades da realidade complexa que é viver na amazônica”, explicou Ana Lúcia.

 

Entre as posições no encontro, foi levantada a necessidade de o sindicato reforçar ações específicas para fortalecer a luta das mulheres dentro do movimento, como garantir a paridade de gênero nos espaços de discussão das instâncias sindicais, bem como criar um ambiente acolhedor e seguro para as companheiras.

 

O professor Nonato Silva avaliou que o encontro foi um momento de reflexão e reafirmação da luta classista. “A reflexão realizada durante o encontro foi orientada por três eixos fundamentais a serem enfrentados pelo ANDES-SN. O primeiro buscou fortalecer e expandir os princípios políticos do ecossocialismo como estratégia no enfrentamento da crise ambiental. O segundo abordou os desafios do machismo ainda presente no sindicato, destacando a importância de pautar a saúde da mulher como uma questão coletiva, relacionada às condições e contextos de trabalho, e não apenas como um aspecto individual. Por fim, o terceiro eixo propiciou um debate aprofundado sobre os diversos territórios e espaços de luta existentes na Amazônia”, disse.

 

 

O evento foi sediado pela Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural da Amazônia (ADUFRA – Seção Sindical do ANDES-SN) e contou com a participação de integrantes do Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA) do Sindicato Nacional. A atividade aconteceu na véspera da Cúpula dos Povos, mobilização popular por justiça climática, realizada de 12 a 16 de novembro, em Belém (PA). A atividade reunirá movimentos sociais e populares, coalizões, coletivos, redes e organizações da sociedade civil em um espaço autônomo e paralelo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30). A ADUA e o ANDES-SN integram a programação das vozes coletivas da Amazônia, que pode ser acessada aqui. 

 

 

Fotos: Divulgação 

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL