.jpg)
Foto: Sue Anne Cursino/ Ascom ADUA
Nesta quarta-feira (8 de outubro), o ANDES-SN, em conjunto com outras entidades, divulga o dossiê “Fim da Escala 6x1 e a Redução da Jornada de Trabalho”. A publicação reúne análises e propostas que aprofundam o debate sobre a necessidade de extinguir a escala 6x1 e de reduzir a jornada de trabalho sem diminuição de salários, apontando caminhos para o fortalecimento da mobilização social em torno dessas pautas. Os textos que integram o dossiê serão divulgados semanalmente.
O primeiro artigo, intitulado “Mercantilização financeirizada da Educação, Ensino Superior a Distância e jornadas de trabalho jamais vistas”, é assinado por Roberto Leher e Amanda Moreira. O material examina o trabalho docente no ensino superior privado-mercantil, com destaque para o ensino a distância (EaD) e para os processos de intensificação e expropriação do trabalho docente. A análise discute o impacto da plataformização e do controle algorítmico sobre a organização do trabalho, evidenciando mecanismos de precarização em um contexto de capitalismo dependente e financeirizado.
A publicação é uma iniciativa do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB), juntamente com o site “Democracia e Mundo do Trabalho em Debate”.
Leia aqui o primeiro artigo: “Mercantilização financeirizada da Educação, Ensino Superior a Distância e jornadas de trabalho jamais vistas”
.jpeg)
Fonte: com informações do ANDES-SN
|