Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  02/10/2025


ANDES-SN emite nota pública e exige liberação imediata de ativistas da Flotilha Global Sumud



Ato público em frente à Embaixada de Israel, em Brasília (DF), no dia 13 de setembro de 2025 - Foto: Sue Anne Cursino/ Ascom ADUA 

 

A Diretoria do ANDES-SN emitiu Nota Pública exigindo a liberação imediata das(os) ativistas e militantes da Flotilha Global Sumud, sequestrados pelo Estado de Israel na noite de 1º de outubro. A flotilha se dirigia a Gaza com o objetivo de levar ajuda humanitária.

 

Na noite de quarta-feira (1º/10), manifestações em solidariedade ao povo palestino e em repúdio à interceptação dos navios da flotilha ocorreram em diversas lugares , como Roma, Bruxelas, Londres, Berlim, Barcelona, Istambul, Atenas, Madri, além de mobilizações na Argentina e no Uruguai. No Brasil, atos estão sendo convocados até domingo.

 

Nas redes sociais, a docente da Ufam, Gisele Sifroni, expressou indignação com o genocídio contra o povo palestino e reforçou a pressão para que o governo brasileiro rompa as relações econômicas, políticas e militares com o Estado de Israel.

 

Na manhã de 13 de setembro, integrantes do Grupo de Trabalho de Comunicação e Arte do ANDES-SN participaram de um ato público em frente à Embaixada de Israel, em Brasília (DF), em solidariedade à Flotilha Global Sumud. A mobilização foi realizada em conjunto com organizações de apoio à causa palestina que atuam na capital federal. A fala da professora Ivânia Vieira enfatizou a defesa do povo palestino e pode ser vista aqui. 

 

Leia a seguir a nota do ANDES-SN:

 

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN PELA LIBERAÇÃO IMEDIATA DAS(OS) ATIVISTAS E MILITANTES DA GLOBAL SUMUD FLOTILLA

 

O ANDES-Sindicato Nacional manifesta seu mais veemente repúdio à ação arbitrária e violenta do Estado de Israel, no 1º de outubro de 2025, que interceptou a Global Sumud Flotilla, impedindo a chegada de ajuda humanitária à população de Gaza.

 

A Global Sumud Flotilla representa muito mais que uma ação de solidariedade internacional: é um símbolo de coragem e resistência frente ao silêncio cúmplice de diversos países diante do genocídio praticado por Israel contra o povo palestino.

 

A Flotilla é composta por mais de 40 embarcações e cerca de 500 ativistas de dezenas de países, configurando-se como a maior iniciativa civil desse tipo em décadas. Entre eles(as) estão 17 brasileiros(as), agora sob grave risco, cuja delegação é formada por: Thiago Ávila (Militante Ecosocialista e Internacionalista), Mariana Conti (vereadora de Campinas – PSOL/SP), Gabi Tolloti (presidente do PSOL/RS), Nico Calabrese (Rede Emancipa e tripulante), Luizianne Lins (deputada federal – PT/CE), Mohamed Kadri (dirigente do Fórum Palestino), Bruno Gilga e Magno Carvalho (Sintusp), além de outros(as) ativistas e militantes, como: Ariadne Catarina Cardoso Teles, Bruno Sperb Rocha, Miguel Bastos Viveiros de Castro, Giovanna Martins Vial, Hassan Massoud, Paulo Siqueira Costa, João Leonardo Cavalcanti Aguiar Costa, Nicolas Calabrese (cidadão argentino residente no Brasil) e Lisiane Proença Severo.

 

O ANDES-SN exige do governo brasileiro a adoção imediata de todas as medidas diplomáticas, consulares e de proteção internacional para assegurar a liberação e a integridade física dos(as) brasileiros(as) sequestrados(as) por Israel.

 

Reafirmamos que povos e organizações civis têm o direito inalienável de prestar ajuda humanitária e que nenhum ato de violência pode ser cometido contra civis que lutam pela vida e pela dignidade do povo palestino.

 

O ANDES-Sindicato Nacional, fiel à sua tradição de defesa intransigente dos direitos humanos, da autodeterminação dos povos e da solidariedade internacional, soma-se às vozes que exigem o fim imediato do bloqueio a Gaza e a abertura de corredores humanitários seguros.

 

Governo Lula: pela liberação imediata das(os) ativistas! Brasil e suas estatais não devem ser cúmplices do genocídio de Israel contra o povo palestino!

Pelo fim do genocídio do povo palestino!

Pelo desbloqueio de Gaza! Reafirmamos: não é guerra, é genocídio!

 

Brasília (DF), 1º de outubro de 2025.

Diretoria do ANDES - Sindicato Nacional

 

 

Acesse aqui a nota em PDF. 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL