Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  04/09/2025


ADUA define agenda de mobilização contra a Reforma Administrativa



Foto: Daisy Melo/ Ascom ADUA

 

Docentes da Ufam sindicalizados à ADUA realizaram Assembleia Geral Descentralizada nos dias 2 e 3 de setembro, nos campi de Manaus, Parintins, Humaitá, Coari e Itacoatiara. A pauta principal foi a análise da conjuntura, a construção de ações contra a Reforma Administrativa e a proposta de paralisação nacional nos dias 10 e 11 de setembro. Entre as ações aprovadas nos campi, destacam-se a realização de panfletagens, transmissões ao vivo, estudos coletivos e debates voltados para a Reforma Administrativa. 

 

A mobilização integra a Jornada de Lutas definida pelo Setor das Instituições Federais de Ensino (IFES) do ANDES-SN, que inclui ações nos campi de atuação das seções sindicais, além de Ato Unificado do Fonasefe em 10/09 e Audiência Pública na Câmara dos Deputados em 11/09, em Brasília. A ADUA será representada pelo  2º vice-presidente da entidade, professor José Alcimar de Oliveira, nas atividades na capital federal.

 

Em Manaus, a AG foi realizada no dia 2, no auditório “Professor Osvaldo Coelho”, na sede da ADUA. Entre os encaminhamentos aprovados estão: panfletagem em 10/09, às 7h, no Bosque da Resistência (na entrada do campus) e no restaurante da Faced, no horário do almoço.

 

Também foi criada uma comissão local de mobilização, composta pelas/os docentes Kátia Vallina (IFCHS), Ivânia Vieira (FIC), Aldair de Andrade (IFCHS), José Alcimar de Oliveira (IFCHS) e Tomzé Costa (FIC). A comissão será responsável pela produção de materiais informativos e de divulgação sobre os impactos da Reforma Administrativa, incluindo vídeos, reuniões com TAEs e estudantes, além da organização de panfletagens.

 

Nos informes da AG em Manaus, destacaram-se a reforma do teto da sede da ADUA e a pintura do auditório “Professor Osvaldo Coelho”;  a mobilização nos campi da Ufam em Coari, Benjamin Constant, Humaitá, Itacoatiara e Parintins para incentivo à participação no Plebiscito Popular Por um Brasil mais Justo e Soberano;  a participação da ADUA no Grito dos Excluídos e Excluídas, em 5 de setembro, com caminhada a partir das 15h, saindo da rotatória do bairro Novo Aleixo, Zona Leste de Manaus

 

Em Parintins, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/Ufam), a AG ocorreu no dia 2, às 9h. Durante o debate, os docentes ressaltaram que a Reforma Administrativa é uma pauta recorrente desde antes dos anos 2000, sempre retomada em períodos de ataque ao serviço público. Foi destacada a necessidade de retomar o diálogo com outras categorias, como já ocorreu em momentos anteriores.

 

Os e as presentes deliberaram pela realização de estudos individuais e coletivos sobre a Reforma Administrativa, com o objetivo de socializar o conhecimento e criar materiais de esclarecimento para a comunidade, especialmente a universitária. Também aprovaram a organização de atividades nos dias 10 e 11 de setembro, incluindo encontro aberto para debater e esclarecer dúvidas, convidando outras categorias para participar.

 

Docentes em AG no ICSEZ/Parintins 

 

Em Humaitá, no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/Ufam), a assembleia ocorreu no dia 2, às 17h, no auditório Castanheira. Nos informes, a professora Laura de Castro destacou sua participação no GT Multicampia e Fronteira do ANDES-SN, com reunião marcada para 26 e 27 de setembro, em Brasília. A professora Euricléia Gomes relatou sua participação no Conad realizado em Manaus, em julho. O professor Tharcisio Cruz solicitou a inclusão da pauta sobre a carga horária excessiva de docentes do IEAA.

 

Entre as deliberações, aprovadas estão:

                1.            Iniciar estudos e discussões sobre a Reforma Administrativa, coordenados pelos GTs Carreira, Aposentadoria e demais GTs;

                2.            Realizar lives sobre o tema;

                3.            Que ANDES-SN e ADUA acionem representantes no Congresso Nacional alinhados às demandas da categoria;

                4.            Que a ADUA analise e adote providências sobre o excesso de carga horária de docentes no IEAA;

                5.            Aderir à mobilização de 10 e 11 de setembro, com debates sobre a Reforma Administrativa.

 

Docentes em AG no IEAA/ Humaitá 

 

Em Coari, no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/Ufam), a assembleia ocorreu no dia 3, às 10h. Após análise de conjuntura, foi deliberada a realização de ações pedagógicas junto à comunidade acadêmica, com materiais audiovisuais e documentos disponibilizados pelo ANDES-SN e pela ADUA.

 

Foi apontada a dificuldade de adesão à paralisação de 10 e 11/09 devido às condições locais. Também foi aprovada a divulgação do processo de sindicalização, por meio de links e QR Codes nos grupos institucionais de mensagens.

 

No Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet), em Itacoatiara, a AG ocorreu no dia 3, às 14h, na sala 309A do campus 1. Em razão do número reduzido de participantes, a proposta de paralisação não foi submetida à votação.

 

Contrarreforma Administrativa

 

Em Manaus, foi lida a Análise Preliminar das Discussões Publicizadas no âmbito do GT da Reforma Administrativa da Câmara dos Deputados, presente na Circular nº 363/2025. 

 

Foto: Daisy Melo/ Ascom ADUA

 

Em análise da conjuntura, o professor Aldair Andrade (IFCHS) destacou que a Reforma Administrativa se baseia em informações falsas, como a ideia de que o serviço público seria “inchado”. Ele lembrou que a pandemia evidenciou a essencialidade do setor e a insuficiência de investimentos. Segundo Andrade, a proposta representa a terceirização generalizada, atingindo inclusive atividades-fim, como a docência.

 

O professor Marcelo Vallina (IFCHS) ressaltou que a agenda do Congresso Nacional está majoritariamente pautada pela extrema direita e mencionou a importância das mobilizações populares, como o Plebiscito pelo fim da escala 6x1 e pela taxação dos super-ricos. Ele relatou a experiência de mobilização no IFCHS, onde foram coletados mais de cem votos, e defendeu a necessidade de ampliar o diálogo direto com os e as docentes da Ufam sobre os riscos da Reforma Administrativa.

 

“Vida além do trabalho”

 

A assembleia em Manaus também exibiu o curta-metragem “Vida além do trabalho por um Brasil mais justo”, disponível no canal no YouTube da ADUA, como parte da campanha nacional do Plebiscito Popular Por um Brasil Mais Justo, que segue com votação até 30 de setembro pelo site plebiscitopopular.votabem.com.br

 

Docentes assistem ao curta-metragem “Vida além do trabalho por um Brasil mais justo”, produzido pelo ANDES-SN Foto: Daisy Melo 

 

Fonte: ADUA



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL