Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  04/08/2025


Mulheres indígenas realizam 1ª Conferência Nacional e IV Marcha neste mês em Brasília



 

 

A luta pela proteção socioambiental, pela demarcação dos territórios e a construção de políticas públicas para os povos originários estão entre as pautas da 1ª Conferência Nacional e da 4ª edição da Marcha das Mulheres Indígenas, com tema central “Nosso corpo, nosso território: somos guardiãs do planeta pela cura da terra”. Com início no sábado (2 de agosto), em Brasília (DF), a mobilização se estende até 8 de agosto e a expectativa é reunir 7 mil indígenas de povos originários de todas as regiões do país.

 

No dia 7 (quinta-feira), irá ocorrer a marcha, com concentração no acampamento, no Eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte), e caminhada até a Praça dos Três Poderes. Ao final, está prevista a entrega da “Carta dos Corpos-Territórios em Defesa da Vida”, ao Congresso Nacional. A programação inclui ainda plenárias, debates, atos e oficinas. O encontro é organizado pela Articulação Nacional das Mulheres Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA) e pela União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (Umiab).

 

No dia após a marcha, 8 de agosto, termina o prazo para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionar, vetar ou vetar parcialmente o PL da Devastação (Projeto de Lei nº 2.159/21), aprovado no mês de julho pela Câmara dos Deputados. O projeto, além de enfraquecer as regras de licenciamento ambiental e representar mais um retrocesso socioambiental, ameaça a vida dos povos e populações tradicionais.  

 

 

 

Amazônia

 

Nesta edição, há a Tenda da Amazônia com o tema “Pelo Clima e Pela Amazônia: A Resposta Somos Nós”. O espaço é voltado a debates sobre ações em defesa dos territórios, da floresta e do equilíbrio climático, protagonizadas por mulheres indígenas da região.

 

A iniciativa é da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (Umiab), em parceria com a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e evidencia a proposta de construção coletiva de estratégias de enfrentamento à crise climática; a reafirmação do protagonismo das mulheres indígenas na proteção socioambiental e a resistência contra a destruição dos biomas e a violência dos povos.

 

Conferência

 

A 4ª Marcha será realizada de forma articulada com a 1ª Conferência Nacional das Mulheres Indígenas, que será realizada de 4 a 6 de agosto, em Brasília. Com tema “Mulheres Guardiãs do Planeta pela Cura da Terra”, a expectativa é reunir cerca de 5 mil mulheres indígenas de todo o país. A atividade é coordenada pelos Ministérios dos Povos Indígenas (MPI) e das Mulheres (MMulheres), com apoio da ANMIGA.

 

Fontes: com informações do ANDES-SN, Brasil de Fato e Correio Braziliense

 

Fotos: André Guajajara/Divulgação 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL