
Em razão da convocação da 2ª Reunião Setorial de Negociação Permanente no âmbito do Ministério da Educação (MEC) no dia 29 de julho (terça-feira), ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe irão realizar um ato para pressionar o governo a acelerar o cumprimento do Acordo da Greve de 2024 da Educação Federal. A manifestação irá ocorrer no período da manhã em frente ao prédio do ministério, em Brasília (DF).
A reunião foi convocada pelo governo por meio de ofício publicado no dia 07 de julho com pauta definida unilateralmente pelo MEC. “Além de informar que o ANDES-SN continuará a exigir do governo federal, através de ofício, em conjunto com outros sindicatos do setor, o cumprimento integral do Acordo de Greve assinado em 2024, convocamos as seções sindicais a participar do ato público, organizado pelo Fonasefe”, informou o Sindicato Nacional por meio da Circular 297. As seções sindicais podem enviar representantes para participação da mobilização.
São os itens da pauta da reunião: 1) Informes (inclui encaminhamento da pauta sobre Democratização das Instituições Federais de Ensino Superior - Ifes); 2) Aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 96/2019, que torna impositivo o orçamento da educação aprovado pelo Congresso, protegido de cortes e contingenciamentos e; 3) Construção de um Programação Nacional do Livro Didático (PNLD) de forma democrática, sem o esvaziamento de conteúdos e exclusão de componentes curriculares, com participação ativa das comunidades escolares e acadêmicas.
Fonte: ADUA com informações do ANDES-SN
|