
Docentes aprovaram que o ANDES-SN e as seções sindicais integrem a organização de plebiscito sobre a escala 6X1. A decisão foi tomada durante a terceira rodada de debates sobre a atualização do Tema II “Atualização do Plano de Lutas dos Setores e do Plano Geral de Lutas” no 68o Conselho do ANDES-SN (Conad), realizado de 11 a 13 de julho, no auditório Rio Amazonas, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus.
O Texto de Resolução (TR) 14 “‘Não Compramos com Dinheiro, mas com Tempo de Vida’ - Pelo Fim da Escala 6 X 1, Por Vida Digna para o Conjunto da Classe Trabalhadora!” foi aprovado integralmente no domingo (13). Também foi aprovada a proposta do TR de “que o ANDES-SN, convide outras entidades da educação para, via secretarias regionais e seções sindicais, realizar debates sobre os temas do plebiscito nas instituições de ensino, divulgando a ação, ampliando o debate e buscando mobilizar”.
No Texto de Apoio do TR 14, que o fim da jornada de trabalho de seis dias por um, além da taxação de bilionários para isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, são pautas cuja efetividade significa um avanço sobre o capital, o fascismo e o neoliberalismo. “Entende-se que o ANDES-SN deve envidar todos os esforços necessários para intensificação do debate no conjunto da sociedade”.
“É fundamental que a gente participe desse plebiscito. Não pra gente ficar de fora dessa que é uma das pautas mais progressistas do último período. A gente tá falando de luta pela redução da carga horária. É fundamental que a gente possa compor a organização do plebiscito. Esse são os desafios que nós temos: levar esse debate para a população, botar urnas nas nossas universidades, politizar o debate com os estudantes e professores”, defendeu a docente Eblin Farage.
Além do TR 14 que compõem o bloco de textos do Grupo de Trabalho de Política e Formação Sindical (GTPFS), foram analisados e debatidos textos dos GTs de Política Educacional (GTPE), de Política de Classe para as Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS), GT Carreira, de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) e de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA).

Plano de Lutas dos Setores
Também foram discutidas e aprovadas atualizações do Plano de Lutas do Setor das Instituições Estaduais, Municipais e Distritais de Ensino Superior (IEES-IMES-IDES) e do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes), com destaque para a construção de uma agenda de luta com indicativo de dias de mobilização e paralisação no segundo semestre de 2025, além de jornadas de luta sobre os itens do Acordo de Greve.
Ainda no Setor das Ifes, os(as) participantes do Conad também aprovaram que o ANDES-SN construa, em parceria com Fasubra, Sinasefe e entidades estudantis, um calendário de lutas em defesa da recomposição dos orçamentos das Ifes, em articulação com a luta pela revogação do novo arcabouço fiscal e qualquer medida de cortes e contingenciamentos.
A Plenária do Tema II foi realizada em três turnos: na noite de sábado (12) e na manhã e noite de domingo (13).
|