A Central Sindical e Popular fundada no Congresso da Classe Trabalhadora – Conclat realiza, neste final de semana, no Rio de Janeiro (RJ), a primeira reunião da sua Coordenação Nacional. O ANDES-SN será representado pela sua presidente do ANDES-SN, Marina Barbosa Pinto, pelo seu encarregado de Relações Sindicais, Francisco Miraglia, e pelos membros do GT Sindical: o 2º vice-presidente, Luís Mauro Sampaio Magalhães, a 1ª vice-presidente da Regional Norte II, Sandra Moreira e o 1º vice-presidente da Regional Nordeste II, Josivaldo Cunha. Além deles, participam diversos observadores da diretoria e das Seções Sindicais.
Na sexta-feira (23), os trabalhos começarão às 9h, com a abertura do credenciamento. Neste dia, será discutida a conjuntura nacional, internacional e o plano de ação. A tarde será tomada por um debate sobre os desafios políticos e organizativos do movimento popular. Estará garantido um tempo para os informes das entidades sobre os processos de lutas mais importantes. A plenária se encerrará às 18h.
No sábado, a reunião começa às 9h. Haverá uma discussão sobre o balanço do Conclat. Logo após, haverá o debate sobre o processo de reorganização da classe trabalhadora. Às 15h ocorrerá à plenária deliberativa sobre Estatuto, para os seus devidos ajustes antes de ser encaminhado para registro. Vale ressaltar que, a realização deste ponto, foi deliberada na plenária final do Conclat. Os textos que serão discutidos na reunião foram amplamente divulgados na rede e constam no site da Conlutas. Haverá, neste dia, após o término dos trabalhos, reuniões setoriais.
No domingo (25), último dia da reunião, os trabalhos seguem com a votação das resoluções e moções, com previsão de encerramento para as 12h.
O local da reunião será o Sindsprev-RJ, que fica na Rua Joaquim Silva, 98-A, Lapa, Rio de Janeiro.
Pauta da reunião da Coordenação Nacional
6.º feira – 23 de julho
9h – Abertura do credenciamento
Debate sobre conjuntura nacional e internacional e plano de ação
Observação: Será garantido um tempo para os informes das entidades sobre os processos de luta mais importantes
13h – Almoço
15h – Debate sobre os movimentos populares e as lutas da classe trabalhadora
18h – Encerramento da plenária/reuniões setoriais para discussão dos planos de lutas
Sábado – 24 de julho
9h – Apresentação do relatório do Conclat
10h - Debate sobre o processo de reorganização da classe trabalhadora: Conclat e desdobramentos
13h – almoço/término do credenciamento
15h – Plenária deliberativa sobre Estatutos
18h – encerramento da plenária/reuniões setoriais para discussão dos planos de lutas
Domingo – 25 de julho
9h– Plenária para votação das Resoluções e moções
12h – Encerramento
Após a realização da reunião da Coordenação Nacional ocorrerá uma plenária com as entidades filiadas à Conlutas para prestação de contas e discussão do processo de transição para a Nova Central.
Fonte: ANDES-SN com informações da Conlutas |