Data: 25/10/2016
Professores, técnicos e, principalmente, estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) participaram nesta segunda-feira (24) de rodadas de assembleia ampliada nas unidades acadêmicas fora da sede. Nos dois casos, a comunidade acadêmica discutiu as propostas do governo que impactam negativamente na Educação, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 241), e ainda a pauta da construção da greve geral.
No Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), unidade acadêmica da Ufam em Humaitá, o Dia Nacional de Mobilização contra a PEC 241/2016, nesta segunda, foi de visitas às salas de aula, para dar amplo conhecimento à comunidade sobre as consequências da possível aprovação da Proposta.
Ao final da tarde, a comunidade realizou assembleia ampliada para discutir e organizar a mobilização contra os ataques do governo. Professores e estudantes aprovaram organizar um grupo de estudos sobre as medidas, com próximo encontro já agendado para o dia 31, de acordo com o professor Douglas Ferreira, da comissão de Mobilização. Já os docentes, especificamente, fazem assembleia nesta quarta-feira (26), às 18h.
Parintins
Cerca de 200 integrantes da comunidade acadêmica do Instituto de Ciência Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) compareceram à assembleia ampliada na unidade da Ufam em Parintins, realizada nesta segunda-feira (24), para avaliar a conjuntura e discutir a possibilidade de construção de uma greve geral no país, em virtude dos ataques sofridos por todos os setores.
Durante o encontro realizado no hall do ICSEZ, os participantes fizeram análise de conjuntura, colocando-se sobretudo os estudantes contrários à construção da greve geral, de acordo com informações da professora Elizandra Garcia. Uma nova rodada de assembleia para os professores está marcada para a próxima terça (1º).
Benjamin Constant
Já os professores do Instituto de Natureza e Cultura (INC) participam de Assembleia Local a partir das 9h na unidade acadêmica da Ufam em Benjamin Constant.
Setoriais
Professores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Faculdade de Psicologia (Fapsi) e da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) realizaram nesta terça (25), pela manhã, a reunião setorial dessas unidades acadêmicas no Setor Sul do Campus.
Já os docentes do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) e da Faculdade de Educação (Faced) realizam reunião setorial às 15h desta quarta-feira (26), em preparação à Assembleia Geral marcada para esta quinta (27), às 14h30, na sede da seção sindical.
Fonte: ADUA |