
O governo federal sancionou, na última quinta-feira (10), Orçamento Geral da União de 2025, em edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU). A aprovação da LOA pelo Congresso Nacional ocorreu em 20 de março, após intensa mobilização do ANDES-SN e de outras categorias do funcionalismo público federal.
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o pagamento referente ao mês de abril, incluindo os reajustes salariais retroativos a janeiro para servidoras e servidores públicos federais, será efetuado no dia 2 de maio.
A aprovação do orçamento é uma conquista da luta organizada do funcionalismo público federal, especialmente no contexto da greve de 2024. O presidente do ANDES-SN, Gustavo Seferian, reforça que a mobilização será mantida até a implementação total do Termo de Acordo nº 10/2024, assinado entre o governo federal e as entidades representativas das(os) servidoras(es) da educação — ANDES-SN, Sinasefe e Fasubra.
No total, a Greve Docente Federal do ANDES-SN teve duração de 74 dias e contou com um total de 65 instituições federais, entre Universidades, Institutos Federais e Centros Federais de Educação Tecnológica.
Fonte: Com informações do ANDES-SN
Leia também:
Congresso aprova LOA 2025 após pressão dos(as) servidores(as) públicos(as)
Reajuste salarial retroativo será pago dia 2 de maio, afirma MGI
|