
Combate às pautas antiLGBT, educação inclusiva, mulheres na ciência e cotas étnico-raciais estão entre os temas a serem abordados no IV Seminário Integrado do Grupo de Trabalho de Política de Classe para as Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS). O evento irá ocorrer de 24 a 26 de abril, na sede da Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp), na capital paulistana. No mesmo local, no dia 27, será realizada a reunião do GT. A ADUA será representada no seminário pela professora Maria Izabel Ovellar Heckmann e por um(a) represente do GTPCEGDS da Seção Sindical que será indicado(a) em reunião a ser realizada na quarta-feira (26).
A atividade agrega o VI Seminário Nacional de Mulheres; o V Seminário Nacional de Diversidade Sexual e o VI Seminário Nacional de Reparação e Ações Afirmativas do ANDES-SN. O Sindicato Nacional ressalta que o debate dessas questões é fundamental para a construção de uma educação pública inclusiva e emancipatória.
Já a reunião do GT, no dia 27, será realizada das 9h às 16h, no auditório Milton Santos, no Departamento de Geografia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP), no campus Butantã.
A pauta da reunião abrange os seguintes itens: 1. Informes; 2. Avaliação do IV Seminário Integrado; 3. 68º Conad; 4. Constituição de ações para apresentação do protocolo de combate, prevenção, enfrentamento e apuração de assédio moral e sexual, racismo, lgbtfobia e qualquer discriminação e violência nas Universidades, IFs e CEFETs, garantindo o acolhimento às vítimas, as Administrações das Instituições de Ensino Superior e nas seções sindicais; 5. Campanha de conscientização sobre as especificidades vividas por docentes cuidadoras(es); 6. Outros assuntos.
Confira a programação completa:
24 de abril (quinta-feira)
09h – Cultural
09h30 – Mesa de Abertura
09h45 às 12h45 – V Seminário Nacional de Diversidade Sexual
Mesa 1: A luta sindical no combate as pautas antiLGBT - Expositores(as): Leandro Collin (UFBA) e Marina Campos (SEC-MG)
13h às 14h30 - Almoço
14h30 às 16h30 – V Seminário Nacional de Diversidade Sexual
Mesa 2: Nas lutas e nas ruas! A resistência e as trajetórias dos movimentos LGBT - Expositores(as): Cátia (IFRS) e Francisco Ednardo Duarte (UFPA)
16h30 – Exibição do Documentário: Bicha Travesty
17h30 às 18h – Lanche
18h – Cultural
18h30 - Conferência por uma educação inclusiva: Vivências e desafios de famílias atípicas - Expositores(as): André Kaysel (Unicamp) e Marcelise Azevedo (AJN)
25 de abril (sexta-feira)
09h às 12h30 – VI Seminário Nacional de Mulheres do ANDES-SN
Mesa 1 – Mulheres na Ciência e o enfrentamento ao negacionismo, ao machismo e à violência de gênero nas IES, IFs e Cefets - Expositoras: Maíra Kubík (UFBA) e Clarissa Rodrigues (Ufop)
12h30 às 14h - Almoço
14h às 17h - VI Seminário Nacional de Mulheres do ANDES-SN
Mesa 2 - A luta antirracista e o protagonismo de mulheres ciganas, indígenas e negras nas IES, IFs e Cefets - Expositoras: Lenilda Damasceno Perpétuo (UFT); Diádiney Helena de Almeida (UFRRJ); Sônia Cristina de Albuquerque Vieira (UFPA)
17h às 17h30 – Lanche
17h30 às 18h30 - Docentes antirracistas na Marcha das Mulheres Negras: ato de mobilização - Expositores(as): Representação do FNMN e Célia Santana (Uneb)
26 de abril (sábado)
09h às 12h - VI Seminário Nacional de Reparação e Ações Afirmativas do ANDES-SN
Mesa 1 – Na defesa das cotas étnico-raciais e por reparação! A luta por reparação das vagas negadas em concurso público nas IES, IFs e Cefets -Expositoras: Ana Luísa A. de Oliveira (Univasf) e Jacyara Paiva (Ufes)
12h às 14h - Almoço
14h às 17h30 - VI Seminário Nacional de Reparação e Ações Afirmativas do ANDES-SN
Painel GT Carreira: Uma carreira pra todes! As dimensões de classe, raça, gênero e anticapacitismo no projeto de carreira do ANDES-SN -Expositoras: Clarissa Rodrigues (GT Carreira/Ufop) e Jacyara Paiva (Ufes)
17h30 às 18h30 – Cultural e Lanche
18h30 às 21h - Conferência: Maternidade e parentalidade: um debate sobre carreira docente e condições de trabalho - Expositoras: Kênia Miranda (UFF) e Annie Schmaltz Hsiou (USP).
Fonte: com informações do ANDES-SN
|