Data: 08/09/2016
A ADUA, seus associados e demais membros da categoria manifestam seu mais profundo pesar pelo falecimento da professora e educadora Martha de Aguiar Falcão. Martha faleceu nesta quinta-feira (8), por volta das 8h, no hospital Check Up, onde estava internada. Aos 87 anos, ela deixa 6 filhos, 12 netos e 12 bisnetos.
Iniciou sua vida profissional em 1951, como professora primária no grupo escolar Carvalho Leal na Cachoeirinha, onde lecionou gratuitamente por dois anos. Nas escolas Getúlio Vargas e Euclides da Cunha foram 7 anos junto às crianças, ensinando a arte de amar ciência, passou a dar aulas no curso secundário, nas escolas IEA, Colégio Brasileiro, Colégio Santa Dorotéia e Colégio Nossa Senhora Auxiliadora.
Pesquisadora, educadora e cientista, Martha Falcão foi pioneira na luta pela preservação das riquezas da Amazônia e autora de vários projetos sócio-ambientais. Graduou-se em Serviço Social e Química pela Escola de Serviço Social de Manaus e pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Cursou mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Advogados, juízes, engenheiros, médicos, deputados, governadores e prefeitos passaram pelas salas de aula da mestra, fundadora da instituição de ensino que leva seu nome.
O velório será a partir das 14h, no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), e o enterro será ás 16h, no Cemitério São João Batista
A ADUA presta suas sinceras condolências e mais profundo sentimento a todos os familiares do docente, seus companheiros de luta e amigos neste momento de tão grande perda.
Fonte: ADUA
|