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  31/01/2025


Encontro Estadual de Educação Escolar Indígena debate interrelação da área com a saúde e as mudanças climáticas



 

 

 

Daisy Melo

 

A ADUA participou nos dias 28 a 30 de janeiro da 2ª edição do Encontro Estadual de Educação Escolar Indígena, em Manaus (AM). Com o tema “Fortalecendo as Políticas de Educação Frente à Crise Climática nos Territórios Etnoeducacionais do Amazonas”, o evento realizado pelo Fórum de Educação Escolar e Saúde Indígena do Amazonas (Foreeia) reuniu 22 povos indígenas de 27 municípios e nove territórios etnoeducacionais.

 

A Seção Sindical foi representada no Encontro Estadual de Educação Escolar Indígena pelo 1º vice-presidente da Seção Sindical, professor Raimundo Nonato Pereira. “A participação da ADUA é reafirmação seu apoio irrestrito à causa indígena. Trata-se de evento em que o protagonismo dos movimentos indígenas organizados levanta as bandeiras da educação e da saúde indígena fortalecendo e demarcando seus territórios em defesa de uma educação pública pautada na equidade, inclusão e preservação de valores e direitos indígenas”.

 

 

O docente comentou ainda que o encontro também indica para o poder público que a educação indígena é integral na medida que os(as) indígenas chamam a atenção para a articulação da educação com a saúde e as mudanças climáticas. “Portanto, ao se solidarizar com a causa indígena, a ADUA entende que a luta dos povos indígenas é uma luta de todos que abraçam as causas sociais e étnicas”, afirma.

 

A também professora da Ufam e uma das organizadoras do evento, Danielle Munduruku, explicou que os dois primeiros dias foram de formação política e fortalecimento de diálogos entre as redes de educação escolar indígena. “No segundo dia, tentamos mapear as demandas dos territórios etnoeducacionais sobre educação escolar e saúde indígena. No último dia dialogamos com os e as representantes das instituições governamentais e dos órgãos responsáveis pela construção, implementação e manutenção das políticas públicas de educação escolar e saúde indígena”, informou.

 

Segundo a docente, após todas os diálogos regionais para mapear demandas ocorridos durante o encontro será produzido um documento oficial com um diagnóstico participativo e um planejamento de atividades voltadas para a área. “A ideia é compreender o cenário nacional para construir um Plano Estratégico de Ação Coletiva para implementação de políticas públicas para a Educação Escolar e Saúde indígena a curto, médio e longo prazo. O documento final objetiva isso”, explicou.  

 

Participaram dos três dias de evento segmentos da educação escolar Indígena, associações, organizações, apoiadores(as), pesquisadores(as), indigenistas e representantes de órgãos federais e estaduais. Entre as atividades que fizeram parte da programação estiveram palestra sobre estratégias no enfrentamento da crise climática; debates sobre educação antirracista, políticas públicas e programas de financiamento como Fundeb, PDDE e PNAE; e discussão sobre a Convenção 169 da OIT, com foco na consulta livre, prévia e esclarecida e na educação voltada aos povos indígenas.

 

 

 

Fotos: Danielle Munduruku, Comunicação Foreeia e Daisy Melo/Ascom ADUA

 



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