A ADUA lança nesta segunda-feira (13) o episódio 11 do podcast “Ecos da Sapopema”. Nesta edição é abordado o tema "A crise hídrica na Amazônia", com a participação do coordenador do Fórum das Águas no Amazonas, padre Sandoval Rocha. Ouça o podcast no Spotify.
Durante a conversa, foram debatidos os efeitos das mudanças climáticas e da privatização dos serviços essenciais, como o fornecimento de água potável em Manaus, que há anos enfrenta sérios problemas de saneamento básico, agravando as desigualdades sociais.
O Fórum das Águas foi apresentado como uma iniciativa essencial para a discussão e proposição de políticas públicas voltadas à preservação dos recursos hídricos na região. Também foram abordados outros desafios que ameaçam a Amazônia, como o acúmulo de lixo e os impactos negativos da pavimentação da BR-319.
“Não tem uma política pública que permita a limpeza adequada, com destinação de resíduo adequado. Aqui nós temos esse problema. Existem vários igarapés contaminados”, afirmou Sandoval Rocha, citando ainda um estudo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que mostra que a água do Rio Negro está imprópria para consumo devido à alta concentração de contaminantes. “Quando eu falo de falta de água, também estou me referindo ao esgoto sanitário. Desde o ano 2000 temos o saneamento privatizado; água e esgoto são privatizados. Manaus é a quinta cidade mais rica do Brasil e está entre as piores no que diz respeito ao saneamento básico” explicou.
O ouvinte do podcast pode sugerir temas para futuras discussões pelo e-mail: imprensa.adua@gmail.com. Compartilhe o episódio nas suas redes sociais e siga as redes sociais da entidade para se manter informado.
Vem reverberar com Ecos da Sapopema!
|