NOTA DA ADUA - APOLOGIA À DITADURA, JAMAIS!
A Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA) – Seção Sindical do ANDES-SN vem a público manifestar o seu mais veemente repúdio à fala proferida por um docente e membro do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), durante a reunião dessa que é instância máxima da instituição de ensino, no dia 04 de dezembro de 2024, no auditório Rio Negro, no IFCHS, no campus da UFAM.
Embora confusa, a fala do professor referiu-se ao período ditatorial, implantado pelo golpe empresarial-militar a partir de 1º de abril de 1964, como se o Brasil devesse reconhecer algum avanço ou conquista oriundos dos tempos de sombra, de arbítrio, de tortura, de mortes, de censura, de perseguição política, de desaparecimentos, de suspensão do Estado Democrático de Direito e vigência de aberto terrorismo de Estado promovido pelo Estado de Exceção instalado pelo golpismo.
Mais do que a fala infeliz, o mais preocupante foi verificar a reação de poucos no auditório, inclusive de parte da Reitoria da UFAM. Não pode haver tolerância diante do arbítrio. Há silêncios que se configuram insuportáveis.
Como entidade combativa, autônoma e classista, a ADUA – Seção Sindical conclama a todas e a todos a não recuar um só passo na luta coletiva pela defesa constitucional do Estado Democrático de Direito, em defesa da vida, dos direitos e das garantias fundamentais da classe trabalhadora.
DITADURA, NUNCA MAIS!
SEM ANISTIA PARA GOLPISTAS!
Diretoria da ADUA – Seção Sindical
biênio 2024-2026
A FORÇA VEM DA LUTA COLETIVA
|