Nos dias 21 e 22 de novembro, 289 docentes sindicalizados e sindicalizadas à ADUA compareceram às urnas nas eleições para a Diretoria da Seção Sindical e o Conselho de Representantes das Unidades (Crad) para a gestão do biênio 2024-2026. A chapa única “ADUA: a força vem da luta” recebeu 278 votos, referendando a vitória com 30% dos votos das(os) docentes aptas(os) a votar. Para o Crad, foram eleitas(os) 18 docentes. A apuração dos votos foi realizada na noite de sexta-feira (22), na sede da ADUA. A posse ocorrerá em Assembleia Geral na próxima quarta-feira (27).
As votações foram realizadas presencialmente nos seis campi da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), localizados nas cidades de Manaus, Parintins, Itacoatiara, Coari, Humaitá e Benjamin Constant
A Diretoria eleita é composta por Ana Lúcia Silva Gomes (presidente); Raimundo Nonato Pereira da Silva (1º vice-presidente); José Alcimar de Oliveira (2º vice-presidente); Valmiene Florindo Farias Sousa (1ª secretária); Francisca Maria Coelho Cavalcanti (2ª secretária); Ana Cristina Belarmino de Oliveira (1ª tesoureira) e Maria Jacirema Ferreira Gonçalves (2ª tesoureira).
“Nesses tempos sombrios, de ataques aos direitos docentes e ao serviço público, precisamos fortalecer a luta coletiva dos movimentos sociais e das entidades sindicais (ADUA, no caso da UFAM), com a necessária autonomia, consciência classista, independência de governos, partidos e administrações, para seguir firmes e intransigentes na defesa da educação pública, laica, gratuita e socialmente referenciada. Juntas e juntos somos mais fortes. Vamos seguir com bom ânimo, alegria e bons afetos em defesa da Universidade Pública como forma de vida”, declarou a Diretoria eleita.
Para o Crad foram eleitas(os) como integrantes titulares: Deyvylan Araujo Reis (EEM); Elciclei Faria dos Santos (Faced); Maria de Jesus Campos de Souza Belém (Faced); Guilhermina de Melo Terra (FIC); Ivânia Maria Carneiro Vieira (FIC); Douglas Ferreira de Paula (Flet); Ilia Gilmara Carvalho dos Santos (ICB); Mayara Fraeda Barbosa Teixeira (ICE); Raphael Di Carlo Silva dos Santos (ICE); Márcia Reis Pena (ICET); Wagner Gomes Rodrigues Junior (ICET); Maria Audirene de Souza Cordeiro (ICSEZ); Heron Salazar Costa (IEAA); Tharcísio Santiago Cruz (IEAA); José Belizario Neto (IFCHS); Jarliane da Silva Ferreira (INC) e Solano da Silva Guerreiro (INC). O docente Max de Souza Pinheiro foi escolhido como suplente no INC.
Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, professor Aldair Oliveira de Andrade, o pleito ocorreu com sucesso e participação significativa de docentes ativas(os) e aposentadas(os), envolvendo na organização mais de uma centena de docentes, discentes e TAEs. “Qualquer processo que exige rigor, eficiência e confiança, exige esforço, dedicação e compromisso de todos e todas. Neste pleito, a Seção Sindical teve grandes desafios, como realizar a eleição em final de período letivo; mobilizar a categoria para participar e também viabilizar uma logística que permitisse que todos os associados e associadas, de Manaus e das unidades fora da sede, pudessem manifestar expressamente seu apoio à nova Diretoria. Mas esses desafios fazem parte do processo e se tornaram pequenos diante do compromisso e apoio de parte significativa de docentes, discentes e Técnicos desta Universidade”.
Além de Aldair Oliveira de Andrade (IFCHS), também compuseram a Comissão Eleitoral Maria Rosária do Carmo (ICE); Lino João de Oliveira Neves (IFCHS); Charles Falcão (ISB); Edilane dos Santos (INC); Gladson Rosas Hauradou (ICSEZ); Soraya Farias (ICSEZ); Sandra Damasceno (ICSEZ); Márcia Reis Pena (ICET); Aristóteles de Jesus Teixeira Filho (ICET); Wagner Gomes Rodrigues Junior (ICET); Paulo Assunção Silva dos Anjos (ICET) e Laura Miranda (IEAA).
Fonte: ADUA
|