“Resistência Negra: educação, religião, arte e direitos humanos” é tema de atividade política a ser realizada no dia 19 de novembro pelo Fórum Unidade na Luta do Amazonas, do qual a ADUA faz parte. Realizado em alusão ao Dia da Consciência Negra (20/11), o evento irá ocorrer a partir das 16h, no auditório “Osvaldo Coelho” da ADUA, no setor sul do campus da Ufam, e é aberto ao público.
A programação inclui a exibição do documentário “História da Resistência Negra no Brasil” e a roda de conversa com Negro Lamar (Movimento Hip Hop), Reviossonnôn Obá Méjì Fatadabenon Alberto Jorge Silva (Aratrama), Yasmin Viera (Unegro), Luciana Santos (Movimento de Mulheres Negras e de Axé) e mediação de Luiz Cláudio (Sitraam). Também fará parte da atividade o lançamento da campanha da ADUA “Sou Docente Antirracista” e o encerramento com o Axé Cultural, trazendo música, comes e bebes.
Entre os temas a serem abordados durante o “Resistência Negra” estão as cotas raciais, as religiões de matriz africana, o movimento hip hop, políticas públicas e direitos. “Esperamos a presença de professores e professoras no evento que terá a ADUA como anfitriã e é a materialização do nosso compromisso com a luta antirracista em nosso país”, disse o presidente da Seção Sindical, Jacob Paiva.
Consciência Negra na cidade
Paralelo a essa atividade, uma série de outras ações será realizada na cidade em alusão ao Dia da Consciência Negra. A Unegro está com uma programação para todo o mês de novembro, como o “Decolônia Santo Antônio”, no dia 20, das 15h às 20h, no bairro Colônia Santo Antônio, com organização do Coletivo Pererê Festival Até o Tucupi; e a 7ª edição Consciência Negra na Comunidade, de 22 a 24, na Avenida Tefé, no bairro Praça 14, organizado pelo Instituto Cultural Afro Amazônia.
Nos dias 19 e 20 de novembro, das 8h às 21h, acontecerá também a 3ª edição da Feira do Empreendedor Preto com tema “Empreendedorismo Negro, somos da mesma família”, no CSU do bairro Parque 10. No dia 14 de novembro, às 9h, ocorre na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Prêmio Nestor Nascimento 2024. Além da premiação, a programação inclui saudação a Oxalá e apresentação de capoeira e de maculelê.
Este será o primeiro ano que o Dia Nacional da Consciência Negra será feriado nacional. Determinado por decreto presidencial em 2023, a conquista é fruto da mobilização do movimento negro. Em Manaus, a data já era cconsiderada feriado.
Fonte: ADUA
|