Manaus
Docentes da Ufam celebraram o aniversário de 45 anos da ADUA. As festas nos campi contaram com muita música e animação da categoria. A entidade completou as quatro décadas e meia de muita luta e resistência em 28 de outubro, data em que se comemora também o Dia da Servidora e do Servidor Público.
Em seu discurso, o presidente da ADUA, Jacob Paiva, lembrou um pouco a história da entidade. “Na Ditadura militar não tínhamos o direito de nos organizarmos como classe trabalhadora, de ter sindicato, até a Constituição de 1988, que foi forjada na luta, na militância. Lamentavelmente muitos companheiros morreram, foram torturados e exilados para que pudéssemos construir um dia um país, onde um sentido mínimo de democracia podia fazer sentido para todos nós”, disse.
Jacob exaltou ainda a importância da Seção Sindical na luta pela universidade pública, pelo salário digno, pela valorização da carreira, pelo orçamento, pelas condições de ensino e de estudo, e pela democracia e autonomia universitária. “Nosso sindicato nasceu de uma forma muito bonita, construído com base nesse ideal de que não temos saída tentando nos salvar sozinhos, mas juntos com todos que lutam contra a fome, a miséria, o desemprego e a falta moradia”. O professor encerrou a fala lembrando os nomes das(os) diretores(as) da entidade.
Em Manaus, a festa foi realizada no dia 23 de outubro, com um jantar no SpeTaculo’s Eventos, embalado com ritmos diversos que foram do flashback ao boi-bumbá. No ICSEZ/Parintins, o almoço animado no dia 28, na Chácara Tropical, contou inclusive com a dança improvisada das(os) professoras(es) ao som do ritmo paraense carimbó.
Docentes do INC/Benjamin Constant
No INC/Benjamin Constant, as(os) docentes confraternizam, no dia 28, no Restaurante Bar Mistura. Os 45 anos da ADUA, véia de guerra, também foi celebrado pelas professoras(es) do IEAA/Humaitá, no dia 01 de novembro, no Restaurante Palhoça, e do ICET/Itacoatiara, no 08 de novembro, no Restaurante da Ray.
ICSEZ/Parintins
Para marcar os 45 anos da ADUA, foi lançado um Boletim Especial contendo registros das muitas etapas vividas pela Seção Sindical ao longo desses anos. O material está disponível no formato impresso e na versão digital aqui. Viva a ADUA!
|