O ANDES-SN irá lançar, no sábado (12), a retomada da campanha pela não adesão à Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público (Funpresp), considerando, entre outras questões, a luta histórica do Sindicato Nacional pela aposentadoria integral e com paridade entre docentes aposentadas(os) e ativos(as).
O lançamento irá ocorrer no segundo dia do 15º Conselho do Sindicato Nacional (Conad) Extraordinário sobre carreira, na sede da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), no Distrito Federal. A deliberação pela retomada da campanha ocorreu durante o 67º Conad, realizado em Belo Horizonte, em julho deste ano.
A campanha visa fortalecer a luta pela revogação das Contrarreformas da Previdência, em que se destacam a defesa da integralidade, paridade e fim da contribuição de aposentadas(os) e pensionistas, e possibilitar um debate sobre os fundos de pensão, seus compromissos rentistas e a incapacidade de oferecer segurança às(aos) suas(seus) participantes em relação à aposentadoria.
A campanha contra o Funpresp também considera a profunda corrosão da aposentadoria e os crescentes limites de acesso a esse estatuto em decorrência das Contrarreformas da Previdência Social; e a expansão dos fundos de pensão que oferecem planos de aposentadoria às(aos) servidoras(es) sem segurança de proteção futura, impulsionados pelo desmonte da aposentadoria pública.
Fonte: com informações do ANDES-SN
|