Racismo estrutural, legislação e ações de combate ao racismo estão entre os pontos dialogados no sétimo episódio do podcast “Ecos da Sapopema”, produzido pela ADUA e disponível a partir desta sexta-feira (13) no Spotify. Para levantar a fundamental discussão sobre a “Luta Antirracista na Ufam”, o convidado deste episódio é Adan Renê, docente da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Amazonas e integrante do projeto de extensão “Enegrecendo a Ufam”.
“É importante esclarecer que a luta antirracista não se refere apenas às questões do povo negro, mas também à causa indígena”. Essa foi uma das explicações que o professor fez no podcast, além de abordar os desafios legais para a efetivação de políticas de igualdade racial e o papel das redes sociais na amplificação do movimento antirracista.
Este episódio é uma das iniciativas da ADUA em consonância com a campanha “Sou Docente Antirracista”, lançada em 25 de julho deste ano pelo ANDES-SN, e reitera a necessidade de lutar pela garantia das políticas de ações afirmativas e o combate ao racismo.
O nome do podcast “Ecos da Sapopema” faz alusão às raízes da samaumeira, utilizadas para comunicação entre os povos da floresta amazônica. E assim como as raízes dessa árvore amazônica reverbera o som, a Seção Sindical objetiva amplificar as vozes que defendem a educação pública gratuita e de qualidade.
Ouça agora e participe dessa discussão tão necessária! Sugestões para os próximos episódios podem ser enviados para o e-mail imprensa.adua@gmail.com
Fonte: ADUA
|