Data: 09/06/2016
Encabeçada pela professora Guilhermina Terra, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), a nova diretoria da ADUA para o biênio 2016-2018 tomou posse na tarde desta quinta-feira (9), durante Assembleia Geral. A chapa “ADUA Combativa: Ampliar a unidade em defesa da universidade pública” foi eleita em pleito ocorrido nos dias 10 e 11 de maio, com mais de 90% dos votos válidos.
“Agradeço a todos os docentes que, em pleno recesso acadêmico, participaram das eleições, fortalecendo assim o papel da representação em nível local e nacional”, disse Guilhermina, também em referência à eleição para escolha da nova diretoria do ANDES, realizada na mesma data. “Cada um que aceitou esse desafio acredita nos princípios e no projeto de universidade que tanto queremos, não para o nosso hoje, mas, sobretudo, para o nosso amanhã”, continuou.
A chapa recém-empossada é composta também pelos docentes Aldair Andrade (1º vice-presidente), Welton Oda (2º vice-presidente), Kátia Vallina (1ª secretária), Laura Miranda (2ª secretária), Maria Rosário do Carmo (1ª tesoureira) e José Humberto Michiles (2º tesoureiro).
Também foram empossados os docentes que atuarão no Conselho de Representantes da ADUA (CRAD) nas unidades acadêmicas. Em nome do Conselho, a professora Andrea Belém, representante docente do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), destacou o esforço da entidade para retomar a organização dos CRADs, como meio para fortalecimento da categoria nas bases. “Juntos somos mais fortes!”, ressaltou.
Pautas
Outro ponto de pauta foi a escolha do delegado e dos dois observadores que participarão do 61º Conselho do ANDES (CONAD), que acontece entre de 30 de junho a 03 de julho, na capital roraimense, além dos representantes da seção sindical para o II Encontro Nacional de Educação (II ENE).
Os professores Marcelo Dayron Soares, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), em Humaitá, e Ana Lúcia Gomes, do ICB, da sede da Ufam, receberam 18 e 14 votos, respectivamente, e irão representar a ADUA no evento em Boa Vista (RR). Por sugestão acatada pela maioria dos sindicalizados, a professora Guilhermina Terra atuará como delegada da ADUA no 61º CONAD. Na ocasião, a nova diretoria do ANDES-SN será empossada.
Já as professoras Rosimary Pereira, do IEAA, e Conceição Derzi, do ICHL, vão integrar o grupo de representantes da ADUA no II ENE, com data marcada para os dias 16 a 18 de junho na Universidade de Brasília (UnB). Ambas foram escolhidas com 21 e 9 votos, respectivamente.
Desafios
Em seu último discurso como presidente da ADUA, o professor José Alcimar de Oliveira destacou os desafios que o sindicato teve de enfrentar durante a greve do ano passado, considerada a mais longa do ensino superior no Brasil.
“Há exatamente um ano, uma assembleia de deflagração de greve foi realizada no auditório Eulálio Chaves. Cerca de 500 professores participaram da instância deliberativa, um número considerado recorde até para os padrões do ANDES”, lembrou. “Foi um período muito difícil, pois sofremos muitos ataques. Inclusive da própria Administração Superior, que deixou que a autonomia da instituição fosse colocada em risco”, acrescentou Alcimar.
O ex-presidente traçou paralelos entre a atual conjuntura política e a situação do ensino superior brasileiro. “A atual diretoria está assumindo o sindicato numa fase marcada pelos ataques aos direitos dos trabalhadores. Espero que mantenham a história de luta da ADUA”, finalizou.
Fonte: ADUA |