O Plebiscito Nacional Pela Aplicação Imediata de 10 % do Produto Interno Bruto (PIB) Para a Educação Pública teve fim na última sexta-feira, 16, e contabilizou, só no Amazonas, mais de 4 mil votos. A iniciativa faz parte da campanha “10% do PIB Para a Educação Pública Já!” e percorreu diversas instituições de ensino públicas e privadas, além de pontos volantes em Manaus para saber a opinião da população sobre os valores a serem investidos na educação através do Plano Nacional de Educação (PNE).
Apesar de o período oficial do plebiscito ter sido entre 6 de novembro e 6 de dezembro, no Amazonas ele aconteceu entre 25 de novembro e 15 de dezembro. O atraso em seu início não impediu uma grande adesão das comunidades participantes, principalmente na semana final da atividade, que foi estendida além do dia 6 por decisão do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), que encabeça o plebiscito em todo o país.
A contagem final de votos do plebiscito computou uma grande participação da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Foram 1345 participantes da atividade só na unidade sede, localizada em Manaus. Desse total, 1311 votos demonstraram posição favorável ao investimento imediato de 10% do PIB na Educação Pública. Ainda na capital, o plebiscito passou pelo Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/Ufam) e recolheu outros 97 votos a favor dos 10%. A unidade da Ufam em Parintins também se mostrou favorável a essa porcentagem: dos 973 votos, 959 votaram “sim” no plebiscito.
A votação alcançou ainda outras instituições de ensino além da Ufam. Apesar de uma participação mais tímida por conta da proximidade com o final do ano letivo, 342 votos folham contabilizados na Escola Municipal Raimunda Almeida, na Escola Estadual Raimundo Nogueira, na Escola Municipal São Pedro, No Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) e na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Nas áreas fora dos muros das instituições de ensino, o plebiscito conquistou uma adesão significativa. As urnas localizadas nos bairros Cidade Nova e João Paulo II, na Comunidade Santa Luzia, na Igreja de Nossa Senhora Aparecida e na sede do Sindicato dos Correios (Sintect/AM) totalizam juntas 1194 votos. Destaca-se aí o Bairro João Paulo II, que apresentou 645 votos, nenhum deles contra.
Campanha por 10% do PIB continua
O prazo de sugestão de alterações no texto do PNE 2011-2020 foi encerrado na última sexta, 15, apresentando como meta de investimento apenas 8% do PIB para a educação, valor considerado insuficiente por diversos estudos. Porém, a aplicação dos 10% do PIB continua sendo defendida por entidades e movimentos sociais, e até mesmo em algumas emendas que compõem o substitutivo ao PNE o valor se encontra ainda em discussão. Por conta disso, a previsão é que a campanha “10% do PIB Para a Educação Pública Já!” continue no decorrer de 2012. Com iniciativas como o plebiscito recém-finalizado, o plano é que não apenas os profissionais da área da educação e estudantes tomem consciência da necessidade do aumento nos investimentos na área, mas que a sociedade como um todo lute a favor desse direito.
Fonte: Adua |