Em Assembleias Gerais Descentralizadas realizadas nos dias 12 e 13 de setembro, docentes sindicalizadas(os) elegeram as(os) representantes da ADUA no 15º Conselho do ANDES-SN (Conad) Extraordinário, que será realizado de 11 a 13 de outubro, em Brasília (DF). Nas AGs também foi iniciada a formação da Comissão Eleitoral que irá organizar as Eleições para escolha da nova Diretoria da ADUA e do Conselho de Representantes das Unidades (Crad). O pleito ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro de 2024.
Em relação ao Conad, foi eleito como delegado o 1º vice-presidente da ADUA, Aldair Oliveira de Andrade (IFCHS), e como observadora a professora Maria Izabel Ovellar Heckmann (ICB), e observador o docente Tharcisio Santos (IEAA), todos com seis votos cada e por unanimidade em suas respectivas assembleias. Com o tema central “Movimento Docente e Carreira: uma luta histórica do ANDES-SN”, o encontro debaterá as carreiras docentes nas instituições Federais, Estaduais, Municipais e Distrital.
Eleições da ADUA
Em relação à Comissão Eleitoral, o Artigo 42 do Regimento da ADUA, define que esta será composta por uma(um) delegada(o) do Crad, eleito entre seus pares; uma(um) delegada(o) eleita(o) pela Assembleia Geral e uma(um) delegada(o) representante da Diretoria, eleita(o) entre suas(seus) pares.
Na AG em Manaus, foi eleito, com seis votos e por unanimidade, o professor Aldair Oliveira de Andrade como representante da Diretoria. “A composição da Comissão Eleitoral será colocada novamente como ponto de pauta em Assembleia Geral a ser convocada para 09 de outubro, quando a Comissão deverá ser devidamente constituída com indicações do Crad e outras da base”, explicou o presidente da ADUA, Jacob Paiva. A discussão sobre a(o) representante do Conselho deve ser iniciada na reunião híbrida com as(os) representantes do Crad marcada para o dia 27 de setembro.
O presidente da ADUA acrescentou ainda que o professor Charles Falcão (ISB) e a docente Edilane dos Santos (INC) tiveram os nomes homologados como representações do Processo Eleitoral em suas localidades, após se colocarem à disposição para colaborar com o Processo Eleitoral, durante as assembleias no dia 13 em Coari e Benjamin Constant. Docentes do IEAA realizaram a AG no dia 12 em Humaitá. ICSEZ/Parintins e ICET/Itacoatiara não tiveram assembleias.
Seguindo o Regimento da ADUA, a Diretoria convocou para os dias 21 e 22 de novembro de 2024 as eleições da Diretoria e do Crad para o biênio 2024-2026. O pleito ocorrerá em todos os seis campi da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) de forma presencial. Conforme o edital de convocação publicado no dia 13 de setembro, o prazo para as inscrições das chapas é de 16 de setembro a 18 de outubro de 2024, com período de campanha de 21 de outubro a 19 de novembro de 2024.
As chapas devem ser compostas por sete docentes que concorrerão aos cargos de presidente (1); vice-presidente (2); secretaria (2) e tesouraria (2). Já o Conselho pode ser composto por representantes titulares e suplentes. Outras informações podem ser obtidas na sede da Seção Sindical ou por meio dos contatos (92) 98138-2677 e aduasindicato@gmail.com
Informes
Durante a AG de Manaus, a professora Izabel Heckmann colocou seu nome à disposição para integrar o Grupo de Trabalho Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) local, ressaltando seu trabalho com as questões de assédio desde 2013. A docente integra Comissão de Combate ao Assédio Moral na Ufam (Cecam).
O professor Jacob Paiva destacou a participação das(os) representantes da ADUA Jocélia Barbosa e Tomzé Costa no Grito do Excluídos, no dia 7 de setembro, em Manaus, e a realização, de 04 a 06 de setembro em Belém (PA) do Seminário Nacional sobre a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), o Encontro das Regionais Norte 1 e Norte 2 do Sindicato Nacional, e Reunião do Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA). Os eventos contaram com a participação da Seção Sindical.
Ainda nos informes, o presidente da mesa citou a participação, como representante da ADUA, do professor Anderson Litaiff (FES), na reunião do GT Carreira, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, e ainda as programadas participações da docente Guilhermina Melo Terra, na reunião do Grupo de Trabalho de Política e Formação Sindical (GTPFS), de 20 a 22 de setembro; da professora Célia Maia (INC), na reunião do Grupo de Trabalho de Multicampia e Fronteira (GT Multi-Front.), nos dias 28 e 29 de setembro, e do professor Solano Guerreiro (INC) na reunião do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE), nos dias 28 e 29 de setembro.
Paiva também apresentou, nos informes, as informações sobre palestra e oficina sobre Carreira Docente, organizadas pela ADUA, e que irão ocorrer nos dias 19 e 20 deste mês, com o convidado professor Amauri Fragoso (UFCG). “A carreira está totalmente desestruturada desde a instituição da Lei 12.772 de 2012. Será aprofundado o debate sobre qual o projeto que iremos levar para o governo ao MEC e ao MGI”, comentou, acrescentando que, inclusive, ANDES-SN, Fonasefe e Sinasefe têm pressionado o governo a cumprir o acordo assinado neste ano e que levou ao encerramento da Greve da Educação.
Fonte: ADUA
Fotos: Sue Anne Cursino
|