Está disponível na plataforma Spotify o novo episódio do podcast da ADUA "Ecos da Sapopema". Dessa vez, a convidada para debater o tema “Visibilidade trans e as cotas nas universidades” foi Ariska Derìì, pós-graduanda em Antropologia Social na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Mesmo sem políticas nacionais e de forma pioneira, programas de pós-graduação da Ufam lançaram em 2020 editais com cotas para pessoas transexuais. A Resolução n. 30/2018 da Universidade abre espaço para a inclusão.
Em 2023, Ariska ingressou no mestrado por meio das cotas para pessoas trans e travestis. Na entrevista, ela conta como foi o processo para o ingresso na Ufam e explica o que essas cotas representam. A estudante também comenta o que ainda precisa ser feito nas universidades para garantir os direitos dessa população, entre outras questões. Ouça o podcast aqui.
O nome "Ecos da Sapopema" faz alusão às raízes da samaumeira, pois assim como as batidas nas raízes dessa árvore reverberam um som utilizado para comunicação entre os povos da floresta amazônica, o podcast da ADUA objetiva amplificar as vozes que defendem a educação pública gratuita e de qualidade.
Fonte: ADUA
|