Como parte das atividades da Campanha “Sou Docente Antirracista”, o ANDES-SN participa do XIII Congresso Brasileiro de Pesquisadoras(es) Negras(os) – Copene de 9 a 13 de setembro, em Belém (PA). O Sindicato Nacional irá coordenar, no dia 11, às 8h, a mesa redonda com tema “A necessidade de políticas sindicais antirracistas: as contribuições do ANDES-SN na luta por reparação e ações afirmativas”. A mesa irá ocorrer no auditório Eneida de Moraes, no Palacete Faciola e faz parte das atividades desenvolvidas pelo GTPCEGDS.
Com tema central “A Dimensão pública do racismo: desigualdades, reparação e equidade", o congresso terá debates, mesas-redondas e apresentações de trabalhos. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) – ABPN. O Congresso reúne especialistas e líderes na luta antirracista para debater e propor ações transformadoras.
Identidade visual
A organização explica que a identidade visual desta edição do Congresso é uma homenagem à ancestralidade de homens e mulheres negras(os) brasileiras(os), representa a força e a resiliência da população afrodescendente e reconhece a importância da herança africana na construção do país. As artes também celebram a Herança Negra por meio de uso de representação de folhas e flores que simbolizam a profunda ligação da cultura afro com a natureza; e as cores vibrantes evocam a riqueza e a diversidade da cultura afro-brasileira.
Saiba mais sobre o XIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) em www.copene2024.abpn.org.br e em www.instagram.com/copenenacional.
|