Data: 13/05/2016
Com 180 votos, a chapa “ADUA Combativa: Ampliar a unidade em defesa da universidade pública” foi eleita para assumir a diretoria da seção sindical no biênio 2016/2018. Houve ainda 7 votos brancos e 4 nulos. A apuração do pleito foi encerrada nesta sexta-feira (13), na sede da entidade.
As eleições para a escolha da nova diretoria da ADUA ocorreram simultaneamente com o pleito para o comando do ANDES-SN, para igual período de gestão. O escrutínio foi realizado nos dias 10 e 11 deste mês, em todos os campi da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com exceção da unidade acadêmica de Coari.
“Por conta do início do recesso acadêmico, a expectativa era uma votação mais baixa. Porém, muitos professores sindicalizados fizeram questão de exercer o direito de voto e compareçam nesse importante processo de fortalecimento da categoria”, disse a presidente da Comissão Eleitoral, professora Ana Lúcia Gomes.
Além da escolha das diretorias local e nacional, os professores sindicalizados elegeram ainda os docentes que integrarão o Conselho de Representantes da ADUA (Crad) nas unidades acadêmicas. De acordo com a Comissão Eleitoral, o resultado será divulgado no início da próxima semana.
ADUA Combativa
A presidente eleita para o biênio 2016-2018, Guilhermina Terra, ressaltou o nível expressivo de participação dos sindicalizados. “Isso indica que os professores acreditam na importância do sindicato, na defesa da luta por uma educação pública e de qualidade”, analisa a docente, a 3ª presidente eleita da história da ADUA em 37 anos.
A nova presidente ressalta que, tendo em vista medidas que atacam os direitos dos trabalhadores, a atuação do sindicato será pautada pela ampla defesa dos servidores públicos. “Um dos principais alvo de nossa luta é o PL 257/16, que prevê, entre outras medidas, vários cortes nos direitos da classe trabalhadora”, diz. “Além disso, vamos nos mobilizar para trazer novos associados à defesa da categoria dos docentes”, complementa Guilhermina.
A “ADUA Combativa” é composta também pelos professores Aldair Andrade (IEAA – Humaitá), Welton Oda (ICB), Kátia Vallina (ICHL), Laura Miranda (IEAA – Humaitá), Maria Rosário do Carmo (ICE) e José Humberto Michiles (FES), candidatos aos cargos de 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1ª secretária, 2ª secretária, 1ª tesoureira e 2º tesoureiro, respectivamente.
Fonte: ADUA |