A ADUA - Seção Sindical do ANDES-SN - expressa profundo pesar pelo falecimento do ilustre intelectual Márcio Souza, aos 78 anos, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (12).
Nascido em 1946, em Manaus (AM), Márcio Souza foi jornalista, dramaturgo, editor, roteirista, cineasta e romancista.
Membro da Academia Amazonense de Letras, Márcio ocupava a quarta cadeira de nº 25, e atualmente atuava como diretor da Biblioteca Pública do Amazonas. Em 2022, o intelectual recebeu o título de Doutor Honoris Causa pelo Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Entre as obras que escreveu estão “Galvez: Imperador do Acre” (1976) e “Mad Maria” (1980), essa última foi convertida em 2005 em minissérie na TV Globo. Foi diretor do Teatro Experimental do Sesc (Tesc) e escreveu peças como “As folias do látex” e “A paixão de Ajuricaba”. Márcio Souza também foi um amante do cineclubismo, chegando a ser um assíduo frequentado e colaborador do Cineclube Tarumã, criado por professoras e ex-alunos(as) da Ufam. Realizou o longa-metragem “A Selva”, baseado no livro homônimo de Ferreira de Castro.
Entre as manifestações sobre o seu falecimento está a do professor da Ufam, José Alcimar de Oliveira: “Uma grande perda para a literatura amazonense e brasileira. A partir da Amazônia, e desde a Amazônia de Manaus, Márcio Souza, com rara maestria estética e literária, imprimiu em sua escrita iconoclasta e acutilante um estatuto universal às contradições e miséria humanas do complexo mundo da Hiléia”.
O professor aposentado da Ufam, José Seráfico, também manifestou pesar em seu blog pessoal: “Se poetas não morrem, encantam-se, escritores tornam-se estrelas. Sobretudo, quando dedicam sua vida a compreender o mundo, espaçoso ou limitado à sua aldeia. Márcio Bentes de Souza enriquece, neste dia, a constelação que, pouco percebida, cabia na observação de Tolstoi. O autor de Galvez, Imperador do Acre e A expressão amazonense, dentre outras obras, sabia e dizia de sua província, ajudando-nos a compreender o Mundo”, afirmou.
A Diretoria da ADUA manifesta solidariedade à família, às amigas e aos amigos de Márcio Souza.
Márcio Souza, presente!
|