Data: 06/05/2016
Mais de 900 docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sindicalizados da ADUA, estão aptos a exercer o direito de voto nos dias 10 e 11 de maio durante as eleições para a escolha da nova diretoria da seção sindical, para o biênio 2016-2018. Previsto para ocorrer nas unidades acadêmicas da capital e de fora da sede, o pleito ocorre em concomitância com a escolha da nova direção do ANDES-SN, para igual período de gestão.
A chapa “ADUA Combativa: Ampliar a unidade em defesa da universidade pública”, composta por sete professores de diferentes unidades acadêmicas da Ufam e encabeçada pela professora Guilhermina Terra, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), é a única candidata no processo.
Inscrita na data de encerramento do período de inscrição, realizado entre os dias 14 de março e 08 de abril, a chapa “ADUA Combativa” é integrada também pelos professores Aldair Andrade (IEAA – Humaitá), Welton Oda (ICB), Kátia Vallina (ICHL), Laura Miranda (IEAA – Humaitá), Maria Rosário do Carmo (ICE) e José Humberto Michiles (FES), candidatos aos cargos de 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1ª secretária, 2ª secretária, 1ª tesoureira e 2º tesoureiro, respectivamente.
Presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC), a 1ª Secretária da atual diretoria da ADUA, Ana Lúcia Gomes, afirma que a expectativa era de que mais de uma chapa participasse da disputa local, mas apenas uma compareceu no dia do encerramernto do prazo .
A eleição conjunta para a diretoria do ANDES-SN e da ADUA, gestão 2016/2018 foi aprovada em Assembleia Geral da categoria realizada no dia 9 de março. O Edital de convocação de eleição para a diretoria local foi lançado no dia 10 de março. A única chapa concorrente tem o período de 11 de abril a 06 de maio para fazer campanha.
As eleições acontecerão por votação direta e secreta. Estão aptos a votar todos os professores sindicalizados até o dia 11 de março e que estejam em dia com suas contribuições mensais até o dia 11 de abril deste ano, de acordo com o Regimento Eleitoral.
No total, serão 13 urnas, sendo oito na capital e cinco nas unidades acadêmicas fora da sede. Em todas elas, o pleito será aberto às 10h. Naquelas que funcionam em três turnos, as eleições encerrarão às 20h. Nas demais, as urnas ficarão abertas até às 17h. A urna destinada aos aposentados funcionará exclusivamente na sede da ADUA.
Esta não é a primeira vez que uma professora lidera uma chapa concorrente à diretoria da ADUA. No biênio 1988-1990 a seção sindical teve a professora Maria Izabel de Medeiros Valle, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), como presidente. Outra mulher que esteve à frente da ADUA, desta vez por dois biênios consecutivos (1994-1997) foi a professora da Faculdade de Educação (Faced), Maria das Graças de Carvalho Barreto. Guilhermina pode se tornar a 3ª Presidente eleita da história da ADUA, em 37 anos.
Eleição do ANDES-SN
No que se refere ao pleito para a escolha da nova diretoria do ANDES-SN, a homologação da única chapa inscrita ocorreu no dia 15 de março e foi divulgada por meio da Circular 02/CEC/2016.
Liderada pela docente da Universidade Federal Fluminense (UFF), Eblin Farage, a Chapa “1 UNIDADE NA LUTA” é composta por 83 nomes, destes 11 voltados a diretoria nacional e seis para a atuação em cada umas das 12 regionais que compõem o Sindicato Nacional.
Além da professora Eblin Farage que concorre à presidência do ANDES-SN está entre os candidatos o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Luis Eduardo Acosta Acosta, concorrendo ao cargo de 1º Vice-presidente. Já o atual 2º Vice-presidente do ANDES-SN, professor Epitácio Macário Moura da Universidade Federal do Ceará concorre a 3º Tesoureiro. Na composição da diretoria nacional aparece também o professor Jacob Paiva, da Ufam, candidato à reeleição ao cargo de 1º Secretário. Outro docente da Ufam Marcelo Mario Vallina, concorre ao cargo de 1º Vice-presidente, pela Regional Norte 1.
Na escolha da nova diretoria do Sindicato Nacional podem exercer o direito de voto todos os docentes sindicalizados ao ANDES-SN até 12 de fevereiro e que estejam em dia com suas contribuições até 7 de março.
Fonte: ADUA |