Nesta sexta-feira, 02 de agosto, é lançado no Spotify o quarto episódio do "Ecos da Sapopema", podcast produzido pela ADUA. A entrevistada é a professora Danielle Munduruku, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM), que comenta sobre o rastro de destruição das “Ações da Ditadura contra os povos originários da Amazônia”.
A docente faz um levantamento histórico das consequências nefastas para a vida dos povos indígenas desde a invasão do colonizador até os dias atuais. “O tempo de chumbo é permanente na história dos povos indígenas", afirma a docente.
O lançamento do episódio também marca o 09 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas, data criada em 1994 pela Organização das Nações Unidas (ONU), reafirmando as garantias previstas na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.
O nome "Ecos da Sapopema" faz alusão às raízes da samaumeira, pois assim como as batidas nas raízes dessa árvore reverberam um som utilizado para comunicação entre os povos da floresta amazônica, o podcast da ADUA objetiva amplificar as vozes que defendem a educação pública gratuita e de qualidade.
Ouça o podcast aqui.
|