Foto: Sue Anne Cursino/Ascom ADUA
Está disponível a Carta de Belo Horizonte, documento que sintetiza as atividades realizadas no 67º Conselho do Sindicato Nacional (Conad), evento sediado pelo Sindcefet-MG SSind, no campus Nova Suíça do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), de 26 a 28 de julho em Belo Horizonte (MG). Nesta edição, Manaus foi anunciada como a sede do 68º Conad do ANDES-SN, previsto para 2025. A ADUA foi representada no 67º Conad pelo presidente da Seção Sindical, Jacob Paiva, como delegado; e como observadoras(es) as(os) pelas(os) docentes: Ana Cláudia Nogueira, José Alcimar Oliveira, Aldair Oliveira, Guilhermina Melo Terra, Laura Miranda e Gilse Rodrigues.
Na última noite, a leitura da Carta encerrou as atividades do encontro docente apresentando os principais pontos deliberados nas plenárias, debates da conjuntura e anunciando próximos eventos, como a III Jornada para Assuntos de Aposentadoria no segundo semestre de 2024.
Foto: Sue Anne Cursino/ Ascom ADUA
Outro importante documento publicado pelo ANDES-SN é o que reúne as Moções aprovadas no 67º Conad. Entre os textos apresentados estão: repúdio à intervenção de Javier Milei na Universidade Nacional das Mães da Praça de Maio (Unma); repúdio aos ataques contra os povos indígenas Ava Guarani; defesa do povo palestino; solidariedade à luta dos povos do Vale do Jequitinhonha contra a mineração do lítio e o pedido de suspensão do convênio entre a Unicamp e o Technion contra a política genocida de Israel.
O tema central desta edição do Conad foi "Fortalecer o ANDES-SN nas lutas por mais verbas para a educação, salários e em defesa da natureza”. Ao todo, 300 participantes, entre delegadas, delegados, observadores, observadoras - representantes de 81 seções sindicais - e diretores e diretoras do Sindicato Nacional, atualizaram o plano de lutas aprovado no 42º Congresso, aprovaram a prestação de contas do Sindicato Nacional e assumiram compromissos na continuidade da luta da categoria docente.
“O debate de conjuntura foi marcado pela convergência das diversas avaliações políticas sobre o cenário internacional atravessado pelo avanço do belicismo do capital e o imperialismo que marca a continuidade da guerra na Ucrânia, o genocídio do povo Palestino e o avanço da extrema direita em várias regiões do mundo. A conjuntura nacional ocupou diversas e distintas avaliações sobre a greve da educação federal, com destaque para a greve docente levada a cabo pelo ANDES-SN e suas seções sindicais em mais de 60 Universidades e Institutos federais e que representou um ponto de inflexão na conjuntura neste primeiro semestre. As distintas avaliações sobre a greve foram amplamente debatidas no plenário", afirma trecho da Carta.
No último dia de deliberações, 79 delegadas e delegados aprofundaram o debate e aprovaram diversas resoluções referentes às políticas de Formação Sindical, Educacional, de Classe para as Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual, de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria, de Verbas, de Multicampia e Fronteira, Agrária, Urbana e Ambiental, Comunicação e Arte e sobre História do Movimento Docente.
Foto: Eline Luz/ Imprensa ANDES-SN
Assista no YouTube um resumo da participação da AD.
Leia a Carta de Belo Horizonte aqui.
Leia as Moções aqui.
A reportagem completa sobre o 67º Conad será publicada no Boletim da ADUA nº 51.
|